segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralSemana de Aleitamento Materno começa neste sábado em Blumenau

Semana de Aleitamento Materno começa neste sábado em Blumenau

Mamar-amamentacao

Texto: Franciele Back

A partir deste sábado, dia 1º de agosto, o grupo Maternaço promove uma série de atividades sobre o universo do aleitamento para mães e gestantes, em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O evento é celebrado mundialmente e este ano tem como tema “A volta ao trabalho”. As atividades acontecem no pavimento superior dos Shoppings Neumarkt e Park Europeu e seguem até o dia 8. Todas as atividades são gratuitas e a comunidade é convidada a participar. A ação conta com o apoio do Banco de Leite Humano da Prefeitura de Blumenau.

O evento tem como objetivo facilitar e fortalecer a mobilização social sobre a importância da amamentação. Para a coordenadora do Banco de Leite, Elisabeth Kuehn de Souza, o grande propósito é levar à sociedade a reflexão sobre a importância do ato de amamentar e os benefícios que a iniciativa oferece à mãe e ao bebê. “Precisamos mostrar que a responsabilidade de criar bem um filho não é só da mãe, e sim de toda a sociedade”, comenta.

Neste sábado, às 15h, a abertura da programação acontece com a Hora do Mamaço, um ato de amamentação coletiva onde as mulheres irão mostrar que o ato de alimentar é um gesto saudável e precisa ser valorizado. O Mamaço acontece no pavimento superior do Shopping Neumarkt. Já no domingo, dia 2, uma roda de conversa com mães e profissionais da saúde irá debater sobre como conciliar a vida profissional com o aleitamento, e, ainda, qual o amparo legal para as mães que trabalham e depois de terem seus filhos precisam voltar ao trabalho. A conversa acontece às 15h.

A partir de segunda-feira, dia 3, a semana segue com palestras e oficinas para tirar dúvidas das mães, gestantes e familiares. Além de abordar temas sobre amamentação, licença maternidade e a importância de oferecer o leite após os seis meses de vida da criança, o evento também conta com aulas de dança com o sling (carregador de pano) para as mamães e também às futuras mamães. Confira a programação completa, que será feita nos dois shoppings da cidade:

Banco de Leite é referência também em orientação sobre amamentação

Shopping Neumarkt

  • Dia3 – às 19h: palestra sobre os programas de apoio à amamentação em empresas.
  • Dia 4 – às 15h: palestra sobre licença maternidade.
  • Dia 5 – às 19h: palestra sobre a importância de amamentar depois dos seis meses de vida.
  • Dia 6 – às 19h: palestra “Apoio e sucesso – Suporte à mãe que amamenta”.
  • Dia 7 – às 10h: oficina sobre o sling – 15h roda de conversa sobre os mitos e realidades sobre maternidade e feminismo.
  • Dia 8 – às 15h: aula de dança com gestantes e mães com bebês no sling.

Shopping Park Europeu

  • Dia 1 – às 19h: exposição de fotos de amamentação em telão.
  • Dia 2 – das 19h às 20h30: roda de conversa com coordenadora do Banco de Leite Humano, Enfermeira Obstetra, Elisabeth Kuehn de Souza – Alimentação materna e cólica do bebê.
  • Dia 3 – das 15h às 16h30: roda de conversa com Veruscka Gromann, profissionais e mulheres do Espaço Nascer em Casa “Partos e peitos: existe uma linha reta entre parir naturalmente e amamentar?”
  • Dia 4 – às 16h: Camerata de violões da FURB; 19h às 20h30min. Oficina de slings com a nenelóloga Jerusa Da Silva Horacio: O sling como facilitador na exterogestação (trazer 3 camisetas e tesoura)
  • Dia 5 – das 10h às 11h30: palestra com pediatra Rosana Fialho: Com licença, vou maternar! A licença maternidade estendida e os seus benefícios.
  • Dia 5 – 15h às 16h30: palestra com psicóloga Rosana Schimitt: Feminino e a maternidade, mitos e realidade.
  • Dia 6 – das 15h às 16h30: roda de conversa com mães e advogada Luiza Back, Gisele Sophia Ernesto, Adriana Schmitt, Hemmile Anzini Tema: Volta ao trabalho e amamentação continuada e o que diz a lei sobre isso.
  • Dia 7 – 19h as 20h30: palestra com e enfermeira obstetra Roberta Salvador. O bebê nasceu. E agora? Desmistificando a confusão de sentimentos no pós-parto.
  • Dia 8 – 19h às 20h30: dança com Educadora física e doula Fabiana Gripa Dança mães e bebes no sling, e gestantes.

via SECOM / Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS