Certamente você leu e até pode ter compartilhado informações sobre supostas medidas restritivas que possam ser publicadas nesta sexta-feira (19/03/21). Mas por enquanto, nenhuma informação oficial foi publicada, abrindo espaço para muitas especulações, que até podem vir a se confirmar durante o dia.
O grande problema é que a falta de transparência e planejamento prejudica toda a cadeia comercial que concentra no final de semana a maior renda de seus negócios. Em especial destaque o lazer, entretenimento, shoppings center, bares e restaurantes. O ideal é a decisão ser tomada pelo menos na quarta-feira, metade da semana, permitindo aos empreendedores se prepararem para a demanda.
Especula-se por exemplo, que quem não usar máscara pode ser multado em R$ 500, algo estranho, porque como será feita a autuação? Um policial irá parar você na rua e emitir um boletim de termo circunstanciado, quando será registrado o endereço para enviar a multa?
Também há informações não confirmadas pelo governo de que será proibida a venda e consumo de bebidas alcoólicas à noite – e restrições nas madrugadas nos locais de venda. Certamente são previsíveis as ações que evitem aglomerações no comércio e no transporte.
Espera-se mais agilidade e transparência do governo do estado de Santa Catarina. Muitos empregos e a sobrevivência de empresas dependem de suas decisões.
A única certeza, é que entre quarta e quinta-feira (17 e 18), 126 pessoas morreram em função de complicações do coronavírus SARS-COV-2, foram registrados 5.440 casos novos e há 35.809 em tratamento. No total, Santa Catarina já contabiliza 752.060 diagnósticos positivos, 707.004 pessoas recuperadas e 9.247 óbitos.