segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEconomiaSeleção para programa gratuito de inovação

Seleção para programa gratuito de inovação

Sebrae-Atendimento_Vale

 

Terceiro ciclo do projeto Agentes Locais de Inovação (ALIs) já iniciou e a seleção das empresas interessadas vai até abril. Podem participar negócios de pequeno porte dos setores da indústria, comércio e serviços nas áreas de saúde e bem-estar, alimentos, Tecnologia da informação (TI), moda, confecção e comércio varejista. Cerca de 240 empresas da região serão selecionadas.

Com foco na promoção da cultura da inovação, o programa Agentes Locais de Inovação (ALIs), do Sebrae, chega ao seu terceiro ciclo no Vale do Itajaí, Entre os diferenciais do projeto estão o atendimento in loco, continuado, customizado, especializado e gratuito.

“Na regional do Vale do Itajaí contamos com seis agentes. Quatro deles atuam em Blumenau, um em Timbó e um em Rio do Sul. Eles irão atender as empresas durante 24 meses. Entre os requisitos dos participantes, que recebem o acompanhamento personalizado a de forma totalmente gratuita, estão a existência mínima de dois anos com registro de CNPJ e faturamento entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões ao ano”, explica o analista coordenador do projeto, Aloísio Salomon. Na região, o projeto existe desde 2011.

“O diagnóstico inicial já traz diversos benefícios para a empresa e o empreendedor. A partir daí ele tem uma visão bem interessante das ações que podem implantar para otimizar o negócio e melhorar a presença no mercado em que atua”, Donizete Böger, coordenador do Sebrae Vale do Itajaí.

 

Resultados do programa

Segundo Odair Prado, consultor sênior programa, os impactos vão desde a mudança da vitrine de uma loja ou melhorias no espaço físico até a forma de atendimento ao cliente. “Tudo o que se pode fazer de novo em uma empresa, que agregue valor ao negócio, está em nosso radar como sugestão de ação. O objetivo é gerar retorno financeiro através de pequenas mudanças no dia a dia dos negócios selecionados. É sair da mesmice”, diz.

No último ciclo a regional Vale do Itajaí atendeu 107empresas, realizou 407 ações de gestão ou inovação. O aumento do grau de inovação nos negócios participantes foi de 15% no período de 2014 a 2016. Cerca de 200 ações foram realizadas em cada empresa participante.

O programa Agentes Locais de Inovação existe em todo o país e já atendeu cerca de 50 mil empresas. Ao todo, mais de 1,4 mil agentes proporcionam acompanhamento que geram melhoria para as pequenas empresas brasileiras.

Que tiver interesse, pode enviar um e-mail para salomon@sc.sebrae.com.br.

 

Sebrae-fluxo_acompanhamento

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS