segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEntrevistaSecretário de planejamento fala sobre as vantagens do binário na área central

Secretário de planejamento fala sobre as vantagens do binário na área central

Entrevista: João Paulo Taumaturgo | Texto: Claus Jensen | Fotos: Josiane Longhi

O Secretário de Planejamento Juliano Gonçalves (PV), conversou com o João Paulo Taumaturgo, destacando os benefícios com a implantação do binário na região da Alameda Rio Branco e Rua Nereu Ramos.

Na manhã de sexta-feira (26/01/16) foram apresentados todos os detalhes em uma coletiva de imprensa, que reuniu diversas autoridades municipais envolvidas com as obras. Publicamos alguns dos slides utilizados nessa apresentação.

 

Foto: Josiane Longhi
Foto: Josiane Longhi

OBlumenauense: Como e porque se deu a implantação desse projeto na região da Alameda Rio Branco?

Juliano Gonçalves: É um conjunto de obras extremamente importante para o município de Blumenau. O binário é uma obra viária, mas existem muitas outras obras sendo executadas, como a ampliação da rede do Samae e do esgoto, além da reurbanização. Enfim, uma nova dinâmica para toda a região.

Até domingo (31/01/16) nós já teremos implementado e em funcionamento, o novo binário com a circulação viária do município. Ele estará completo, com toda sinalização, medidas e instrumentos necessários para que possa operar. Muitas obras foram feitas e outras terão sequência.

 

R-Nereu-Reurbanizacao_01

 

OBlumenauense: Quais os principais benefícios que o binário irá trazer ao trânsito da cidade?

Juliano Gonçalves: Teremos uma melhoria significativa no fluxo do trânsito, mais segurança para os pedestres e ciclistas, ampliação da área de trânsito das bicicletas, agora com ciclofaixas e depois com ciclovia segregada. As calçadas também terão melhorias.

OBlumenauense: De que forma essa melhoria atinge os transportes como a bicicleta e o ônibus?

Juliano Gonçalves: Um dos grandes benefícios que irá abranger toda a cidade de Blumenau, será o novo corredor de ônibus da Rua das Palmeiras, que fará ligação com a Avenida Beira Rio. Em fevereiro a pista direita será exclusiva para ônibus. A expectativa é que dará um ganho de até 15 minutos no horário de pico.

A questão da caminhabilidade, terá uma obra subsequente com a qualificação das calçadas. Até domingo deve ser terminada toda a sinalização da ciclofaixa. Quer dizer, ganhou muito o transporte cicloviário dessa região que é plana e muito propícia para que se ande de bicicleta e a pé.

 

R-Nereu-Reurbanizacao_02

 

OBlumenauense: Como foi o diálogo com a comunidade para implantar a obra?

Juliano Gonçalves: Esse processo de mudança foi divulgado amplamente durante muitos meses, além de discutido com a comunidade e entidades da cidade. Colhemos sugestões, incorporando algumas proposições, e se não, explicando porque não eram possíveis.

OBlumenauense: Será feita alguma divulgação in loco neste último período da obra, até que esteja ativa?

Juliano Gonçalves: Sim, já estamos com um trabalho de divulgação pronto. Desde essa sexta-feira até o domingo (31), serão distribuídos panfletos aos motoristas. Além disso, a guarda de trânsito ficará a disposição da comunidade para atender qualquer dúvida. A secretaria de planejamento continua aberta para receber sugestões e aperfeiçoar o que está sendo feito.

OBlumenauense: Então a população pode contar com a guarda de trânsito no domingo a partir da alteração da via?

Juliano Gonçalves: Sem dúvida nenhuma. A guarda de trânsito já atua hoje durante a execução das obras e irá intensificar os trabalhos a partir do domingo de manhã.

 

R-Nereu-Reurbanizacao_03

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS