quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioEventosSecretário da Defesa Civil realiza primeira reunião no CIGERD em Blumenau

Secretário da Defesa Civil realiza primeira reunião no CIGERD em Blumenau

 

Nesta quarta, 07, o secretário de estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, realizou a primeira reunião para apresentação do modelo de Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) com os órgãos do Governo do Estado na região do Vale do Itajaí. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar, Gerência de Educação, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria da Fazenda, Celesc, Epagri, e os integrantes das regionais de Blumenau e Timbó.

O secretário da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, apresentou o modelo de gestão e aplicação para o funcionamento do CIGERD e a importância para a região. “ O que estamos trazendo para a região de Blumenau não é mais uma estrutura. É um modelo pensado desde o seu local estratégico de instalação até a definição de ações para evitar e também gerir desastres naturais. ”

 

 

O coordenador Regional da Defesa Civil, Jackson Laurindo, que será o responsável pela unidade, destaca o dia a dia. “ O CIGERD é importante para que todos pensem em Defesa Civil não somente para quando ocorrer desastres naturais, mas também em como podemos evitar e como gerir uma crise.”

Nesta quinta, 08, às 19h, o CIGERD será inaugurado e ativado em Blumenau. Além de Blumenau, outros 19 Centros da Defesa Civil estão sendo construídos e todos estarão conectados com a central de Florianópolis, de onde são gerados as informações e os dados de monitoramento do clima e nível das barragens e rios.
O CIGERD Blumenau é responsável pelos municípios de Blumenau, Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Apiúna, Indaial, Ascurra, Rodeio, Timbó, Benedito Novo, Pomerode, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, fazem parte da Defesa Civil Regional.

Por Ricardo Lunge [ADR Blumenau]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS