quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioClimaSecretário da Defesa Civil de Blumenau fala sobre a previsão de chuva...

Secretário da Defesa Civil de Blumenau fala sobre a previsão de chuva neste final de semana

Para este final de semana (14-15/06), estavam previstas chuvas que poderiam chegar até 35mm no Vale do Itajaí, segundo dados divulgados pelo Epagri/Ciram. Para uma cidade que enfrentou cheias há 7 dias, é sem dúvida algo preocupante.

Por isso fizemos uma entrevista com o secretário da Defesa Civil de Blumenau, Telmo Gonçalves Duarte, sobre o que se pode esperar do clima para este final de semana. Ela foi concedida em seu gabinete na tarde desta sexta-feira (13).

 

secretario-defesa-civil-Telmo-Duarte

 

Há alguma possibilidade de haver enchente neste final de semana?

Telmo G. Duarte: Mantendo-se esse quadro apresentado pela meteorologia, que prevê uma chuva fraca, sendo a mais intensa do Oeste para o Litoral Sul, não deveremos ter uma nova enchente em Blumenau.

Como classificaria a enchente do final de semana passado?

Telmo G. Duarte: A enchente só não foi pior, porque estamos conseguindo alcançar todos os munícipes com as informações de forma muito mais rápida. Se fosse há alguns anos atrás, acho que não teríamos essa facilidade que temos hoje com as mídias sociais e a imprensa. Não conseguiríamos avisar a comunidade com tanta antecedência e tanta precisão.

Como foi o trabalho de atendimento às ocorrências da Defesa Civil na enchente da semana passada?

Telmo G. Duarte: Nós tivemos em torno de 90 chamadas no telefone 199 da Defesa Civil. Eu diria que até tivemos poucos deslizamentos, porque a região mais atingida no município foi a norte, que é menos vulnerável. Na região das Itoupavas, o problema maior foram os alagamentos. Se tivéssemos esse mesmo evento no grande Garcia, mais propícia a deslizamentos, com certeza teríamos problemas bem maiores.

Com o que devemos estar mais preocupados nas chuvas previstas?

Telmo G. Duarte: O solo continua encharcado devido às chuvas que caíram na região e a preocupação é com deslizamentos pontuais que possam ocorrer. A previsão de chuva para sábado é de 25mm e para domingo de 10mm, de acordo com o Alerta Blu. O rio está baixando, as comportas das barragens estão abertas. Então a única coisa que nos preocupa neste momento são os deslizamentos.

Secretário, qual os principais fatores que podem ocasionar deslizamentos, além do solo encharcado?

Telmo G. Duarte: O principal fator dos deslizamentos é a intervenção do ser humano. Devido a forma que foi cortado o barranco e construídas as casas. Principalmente porque não existe condução adequada dessas águas. Um exemplo são residências que não possuem calhas que levam a água para as áreas de captação da rua.

Os aterros são outro aspecto. Geralmente as pessoas “cortam” um terreno e deixam uma metade firme, enquanto a outra utilizam como aterro. Então as pessoas fazem uma casa com *duas águas, uma parte da água da chuva escorre justamente em cima deste aterro. Se tivermos uma chuva de 50mm ou 100mm durante uma semana, é impossível que essa terra não venha abaixo.

A recomendação é colocar calhas nas residências, ligando elas para captação pluvial. Para isso é só fazer valetas em volta do terreno, como fazem os escoteiros, que fazem valos ao redor da barraca para não entrar água. Não é difícil prevenir. É só se preparar, pois sabemos que Blumenau está sujeita a enchentes e deslizamentos. Mas é ótimo viver em Blumenau, e temos que viver com o que temos aqui. Para isso, prevenção é a palavra.

Entrevista e foto: Luciano Bernz | Edição final: Claus Jensen

 

* Telhado duas águas: ela tem os dois lados do telhado inclinados para cima que se reúnem no meio ao cume. Ambas as partes devem ter uma inclinação com o mesmo ângulo. 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS