sexta-feira, 16 abril 2021
Início Geral Secretaria de Saúde promove semana de diabetes

Secretaria de Saúde promove semana de diabetes

dia-mundial-da-diabetes

Entre os dias 7 e 14 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde promove a Semana do Diabetes. Neste período, uma série de atividades serão realizadas com o objetivo de alertar a população para o impacto da doença e promover o diagnóstico precoce. A programação prevê um seminário para os profissionais da saúde, campanha educativa, caminhada e mutirão de exames. As ações serão oferecidas gratuitamente à comunidade em diversos pontos da cidade.

A semana começa com o seminário que será realizado na Universidade Regional de Blumenau, no dia 7, das 13h às 17h. Destinado aos profissionais da secretaria de saúde, de hospitais e alunos e professores da Furb, o evento tem por objetivo instrumentalizar os profissionais de saúde sobre o tratamento, a promoção e a prevenção do diabetes. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo e-mail inscricaonad@blumenau.sc.gov.br, até o dia 5 de novembro.

No dia 9, sábado, profissionais da secretaria de saúde estarão no Blumenau Norte Shopping, das 14h às 22h, promovendo uma campanha educativa da população em geral. No local as pessoas poderão obter informações de prevenção à doença, orientação nutricional, aferição da pressão arterial, avaliação de fundo de olho e ainda realizar testes de glicemia capilar. Todos os serviços serão oferecidos gratuitamente.

Já no domingo, dia 10, acontece a caminhada azul. Também destinada à população em geral, a ação busca estimular a prática de atividade física como um meio de tratamento e prevenção aos diabetes. A saída acontece na Praça Doutor Blumenau, às 9h, e segue até o Ginásio Galegão, onde os participantes serão recebidos com frutas e água. Na oportunidade, também serão realizados exames.

Na segunda-feira, dia 11, das 8h às 17h, será realizado o mutirão de exames de fundo de olhos e prevenção do pé diabético. A ação é destinada aos pacientes previamente diagnosticados pelo Núcleo de Atenção em Diabetes (NAD) e visa detectar de maneira precoce alterações visuais e risco de lesões nos pés decorrentes da doença.

A programação encerra no dia 14 com um mais um movimento de conscientização. Desta vez será na escadaria da Igreja Matriz, no Centro, das 8h às 17h. Na oportunidade uma equipe orientará as pessoas sobre o diabetes.

Texto: Talita Catie

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS