quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioGeralSecretaria de Saúde alerta para falta de medicamento em Blumenau

Secretaria de Saúde alerta para falta de medicamento em Blumenau

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

Texto: Franciele Back

A penicilina, antibiótico utilizado para tratar doenças como a sífilis, está em falta no país. Segundo nota emitida pelo Ministério da Saúde, a ausência do medicamento, conhecido também como Benzetacil, ocorre devido à falta do fornecimento da matéria-prima aos laboratórios que produzem o remédio. Em Blumenau, segundo a Secretaria de Saúde, a quantidade do medicamento à disposição é baixa e está sendo entregue exclusivamente nos Ambulatórios Gerais (AGs) e apenas para gestantes que apresentaram o diagnóstico de sífilis.

Segundo a diretora de Assistência Farmacêutica, Maria Luiza Schmitt, a penicilina é o antibiótico de primeira escolha para o tratamento da doença. “Desde o início do ano, já foram solicitados pelo município aos fornecedores cinco mil frascos do antibiótico, no entanto, foram recebidos apenas 1800 até o momento”, afirma.

A sífilis congênita, que é transmitida da mãe para o bebê, pode causar a má-formação do feto. A diretora explica que a Secretaria de Saúde está em contato regularmente com as empresas fornecedoras do medicamento para ver a viabilidade da entrega e regularização da produção para o atendimento da demanda na cidade. “Estamos avaliando também a possibilidade de dispensar o medicamento para todos os portadores da doença e outras patologias como, por exemplo, para o tratamento da febre reumática”, comenta.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS