quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioEducaçãoSecretaria de Estado da Educação e redes municipais unificam calendário escolar de...

Secretaria de Estado da Educação e redes municipais unificam calendário escolar de 2015

Foto: Marcelo Martins
Foto: Marcelo Martins

A Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) de SC irão unificar o calendário escolar de 2015 das redes pública estadual e municipal de ensino. A decisão foi tomada em reunião nesta quarta-feira, 10.

Com o calendário unificado, um contingente de 60.000 professores inicia o ano letivo dia 4 de fevereiro para planejamento anual, enquanto cerca de 1.100.000 alunos começam as aulas dia 9. Na reunião, também foi anunciado o cronograma de matrículas para 2015.

Participaram do encontro o diretor de Apoio ao Estudante, Osmar Matiola, a diretora de Educação Básica e Profissional, Marilene Pacheco, a presidente da Undime, Astritt Tozzo, e o diretor executivo da entidade, José Emanuel Andrade.

O diretor Osmar Matiola considera que a unificação do calendário entre as escolas estaduais e municipais traz grandes benefícios para a sociedade. “As famílias podem fazer o seu planejamento de férias e recesso antecipadamente, pois muitas têm filhos em escolas diferentes. Com isso, há uma racionalização dos custos do transporte escolar”, completa.

A diretora Marilene Pacheco ressalta que este é o segundo ano do calendário unificado e pode sofrer algumas alterações em função de peculiaridades regionais. “Calculamos 201 dias letivos para a administração dos feriados municipais pelas Gerências Regionais de Educação”, destaca. Astritt Tozzo também salientou sobre a importância de unificar o calendário com as escolas particulares. “É importante estarmos unidos para facilitar a gestão escolar”, afirma.

Para cumprir a legislação que determina o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula, o encerramento do ano letivo 2015 está previsto para 22 de dezembro, com o recesso escolar para os estudantes de 18 de julho a 02 de agosto.

A diretora de Educação Básica também anunciou que o diferencial em 2015 é o atendimento de uma antiga reivindicação dos professores. “Está prevista uma parada pedagógica visando à realização de cursos de formação contínua, como a implementação da Proposta Curricular, o Pacto pelo Ensino Médio e o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). As paradas estão previstas para os meses de abril, julho, setembro e novembro. “Foi definido apenas um dia nestes meses e cada escola deve escolher a data para a discussão pedagógica”, disse.

Cronograma Ano Letivo de 2015

  • Início: 09 de fevereiro
  • Recesso Escolar: 18 de julho a 02 de agosto
  • Término: 22 de dezembro
  • Cronograma de matrículas 2015
  • Rematrícula: 20 a 24 de outubro de 2014
  • Matrícula para novos alunos: 03 a 10 de novembro de 2014
  • Nova oportunidade de matrículas: 02 a 06 de fevereiro de 2015
  • Cursos Técnicos dos Cedups: 26 a 30 de janeiro de 2015

Fonte: Edinéia Rauta | Secretaria de Estado da Educação

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS