A Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau possui atualmente cerca de três mil doses da vacina contra a febre amarela em estoque na Vigilância Epidemiológica. Isso sem contar as que já tinham sido distribuídas nas salas de vacina do município. Em 2019, mais de 75 mil doses da imunização já foram aplicadas, um número muito superior às 53.411 do ano passado.
A vacinação que protege da febre amarela é indicada em dose única para crianças de 9 meses a pessoas de 59 anos. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Há contraindicação também para alérgicos à proteína do ovo. Atualmente 36 salas de vacinação estão em funcionamento em ambulatórios gerais (AG) e nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF)
Desde setembro do ano passado, a prefeitura intensificou as ações de vacinação contra a doença para evitar que chegue à Blumenau. Além da vacinação da população das áreas rurais, de fevereiro a abril desse ano foi ampliado o funcionamento da vacinação nos AGs, oferecendo mais opções de horário. Também foi realizado um sábado destinado à imunização, onde mais de duas mil pessoas se vacinaram. A vacina da febre amarela é disponibilizada durante todo o ano e é importante ter em mãos a carteira de vacinação quando da aplicação.
Os sintomas da febre amarela costumam ser similares aos de uma gripe, como febre, dor de cabeça, náusea e dores no corpo. A doença pode evoluir para formas graves e até levar a morte. A vacina ainda é a principal ferramenta de prevenção e controle da febre amarela. Confira as recomendações do infectologista Ivan Moura aqui.