quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioEventosSchwarzsauer, um evento único para conhecer nesta sexta (20) em Blumenau

Schwarzsauer, um evento único para conhecer nesta sexta (20) em Blumenau

 

A partir das 18h desta sexta-feira (20/07/18), acontece um dos eventos mais tradicionais do bairro Velha Central. É a 21ª edição do Schwarzsauer (sopa de sangue), que acompanha um buffet com sopa de galinha, goulash, pão, arroz e aipim frito. O prato muito tradicional na cultura gastronômica alemã, é feito a partir dos sangues de pato e marreco, colocados dentro de uma sopa durante o seu preparo.

Quem já experimentou como eu sabe que é uma delícia imperdível. Durante o evento haverá venda de cucas, Roda da Fortuna e música ao vivo. O Schwarzsauer começou e ainda tem a participação da família Bachmann, sobrenome de solteira da Sra. Norma Dickmann, que junto com outra mulher, são as principais responsáveis pelo preparo dessa iguaria em especial.

Ela conta com a ajuda dos irmãos, cunhadas e de uma grande equipe de voluntários formada por mais de 50 pessoas, a grande maioria da comunidade luterana da Igreja do Caminho, localizada na Rua José Reuter, altura do nº 449, no bairro Velha Central, em Blumenau. “Nós servimos em média mil pratos, sem a comunidade seria impossível dar conta”, disse Norma.

O valor do ticket é de R$ 25 e as reservas podem ser feitas pelo telefone (47) 3330-1043. Mas pelo que a Sra. Norma adiantou, já foram vendidos 500 pratos. “Até 650 (tickets) conseguimos atender, acima disso nossa estrutura não dá conta”. Em 2017, estivemos lá e conferimos como a comunidade prestigia.

Na noite de quinta-feira (21), começou o preparo das 150 cucas que já estão quase todas vendidas. Mas a Sra. Norma garante que ainda vai ter essa noite. Questionada sobre se existe uma resistência porque o prato é preparado com sangue ela lembrou que é o carro chefe do evento: “Nós preparamos três tachos de 150 litros com o Schwartzsauer, dois tachos de frango e um de goulash. É só uma impressão inicial por causa do sangue. Se um dia acontecer uma guerra, nossos jovens não sabem mais comer nada. Muitos dos que vieram da Alemanha (para o Brasil) eram ricos lá, mas pobres aqui. Então não se jogava nada fora. A sopa é muito bem cozida”, destaca.

Na cultura da região, temos outras iguarias apreciadas como a morcilha também feita com sangue, o hackepeter que usa carne crua, o rollmops peixe cru em conserva, entre outros. “A quantidade de jovens que vem aqui comer Schwarzsauer aqui é impressionante”, diz a Sra. Norma.

A equipe envolvida no evento começou a trabalhar às 7h de hoje (20) e deve seguir até depois da meia-noite, tanto para o preparo das sopas como na organização do espaço. Uma equipe ficou responsável pela produção das cucas, outra descasca as verduras e ingredientes usados nas sopas, além das pessoas que cuidam dos tachos. Em todos Schwarzsauer, parte dos recursos teve um fim comunitário na igreja, como no ano passado quando foi usado para reforma dos banheiros.

Schwarzsauer & Buffet de Sopas
Data e horário: sexta-feira (20) a partir das 18h
Local: Igreja do Caminho, Rua José Reuter, nº 449, bairro Velha Central, Blumenau
Valor do ticket: R$ 25,00
Compra antecipada: (47) 3330-1043
Atrações: roda da fortuna, música ao vivo

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS