SC recebe 11 pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19

Com o sistema de saúde em colapso e falta de insumos na capital do Amazonas para o tratamento da Covid-19, o estado ofereceu auxílio.

Fotos: Mauricio Vieira / Secom

A chegada a Santa Catarina por volta das 2h25 da madrugada deste domingo (31/01/21), renova a esperança de 11 pacientes de Manaus que vão continuar o tratamento da Covid-19 no Estado. Depois de cinco horas de voo, o jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Florianópolis.

No pátio da Base Aérea, teve início a operação de transporte dos pacientes para os hospitais Nereu Ramos e Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, na Capital. Por conta da grave crise enfrentada no estado amazonense, com o sistema de saúde colapsado e falta de insumos para o tratamento da Covid-19, Santa Catarina ofereceu auxílio para o tratamento dos doentes.

Solidariedade e atenção aos catarinenses

O secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, destaca que, com planejamento e ação, foi possível mais que dobrar a oferta de leitos de UTI para o tratamento da Covid-19 no Estado. Por conta disso, a rede catarinense tem condições de receber os pacientes de Manaus sem deixar de atender aos catarinenses.

Para os parentes que ficaram no Amazonas, esse gesto de solidariedade significa esperança. É o sentimento de Elder Mourão, 29, no momento da transferência do irmão para Santa Catarina. “A gente percebe que aqui o hospital está muito lotado, a situação é delicada e essa transferência é a nossa única esperança”, afirma.

Protocolos de Segurança

Para receber os pacientes que vieram de Manaus, a Secretaria da Saúde de Santa Catarina elaborou um protocolo seguro para os profissionais envolvidos no atendimento. As medidas que incluem testagem regular visam reforçar a biossegurança de Santa Catarina durante esse apoio.

De Manaus para Santa Catarina

O voo com os pacientes decolou às 20h15 (horário local) da base da Força Aérea Brasileira (FAB), no aeroporto Ponta Pelada, em Manaus. A chegada em Santa Catarina mobilizou cerca de 50 pessoas entre profissionais de saúde, bombeiros e policiais militares. Eles atuaram na recepção e transporte dos pacientes, bem como em equipes de retaguarda nos hospitais para iniciar o tratamento nas unidades de saúde catarinenses.

No pátio da base da Força Aérea Brasileira (FAB), em Florianópolis, 11 ambulâncias de suporte básico e avançado estavam preparadas para fazer o transporte dos pacientes até os hospitais. Dos 11, oito foram para o Hospital Nereu Ramos e três para o Hospital Universitário (HU). As viaturas foram escoltadas pela Polícia Militar durante o trajeto.

Dos pacientes, quatro são mulheres e sete são homens, com idades entre 33 e 55 anos. De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, são pacientes clínicos, que neste primeiro momento não precisarão de tratamento intensivo.

“Preparamos toda a logística de transporte da base aérea até os hospitais para garantir o suporte necessário a todos os pacientes.”, disse o tenente-coronel BM, Diogo Losso, que comandou a operação.