SC fecha participação nos Jogos Escolares da Juventude com 39 medalhas

 

As jovens promessas catarinenses de 12 a 14 anos brilharam nesta quinta (21/9/17), no último dia dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Curitiba, e conquistaram sete de oito medalhas possíveis nos esportes coletivos. Ao todo, foram quatro ouros, duas pratas e um bronze. Com isso, Santa Catarina encerra a sua participação com 39 medalhas ao todo, entre modalidades coletivas e individuais – foram dez ouros, 11 pratas e 18 bronzes.

Os JEJ foram realizados na capital paranaense desde o último dia 12 de setembro, com a participação de 162 atletas catarinenses, nas 13 modalidades em disputa.

 

Meninas conquistam dois ouros e um bronze

Pela manhã, foi a vez das meninas. Apoiadas por quase 20 familiares que viajaram 500km de Saudades até a capital paranaense, as atletas da Escola Rodrigues Alves venceram por 3 sets a 0 o time do CEL-RJ e levaram a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo. Parciais de 25×17, 25×19 e 25×14.

 

 

O segundo ouro da manhã veio com o futsal. As meninas do Colégio Rogacionista, de Criciúma, conquistaram o tricampeonato da competição ao vencer de virada a Escola Professor Nelson de Sena (Minas Gerais) por 2 a 1. Liriel empatou o jogo e Diana marcou o gol do título. Camisa 10 e capitã da equipe, Kemili dos Santos também se destacou. Mesmo lesionada, foi a artilheira da equipe com nove gols no campeonato.

As atletas do Colégio Sagrada Família, de Blumenau, fecharam a participação feminina nesta quinta-feira. Na disputa pela medalha de bronze, venceram as gaúchas por 34 a 27.

 

Meninos ficam com dois ouros e duas pratas

As disputas entre os meninos foram todas à tarde. Santa Catarina teria pela frente as finais do handebol, futsal, basquete e vôlei. E, destas, conquistou dois ouros e duas pratas.

No futsal masculino, os atletas do Centro Educacional Recriarte, de Camboriú, não tomou conhecimento dos adversários e aplicou 3 a 0 para garantir o primeiro lugar. Os rivais na final foram os representantes de Pernambuco, do Colégio 2001.

 

SC fecha participação nos Jogos Escolares da Juventude com 39 medalhas

No vôlei masculino, com muita empolgação e união, os garotos de Timbó, da Escola Básica Erwin Prade, aplicaram 3 sets a 1 sobre os paulistas da Escola Professora Anna dos Reis e comemoraram muito o título. As parciais foram: 25×18, 19×25, 25×20 e 25×21.

As duas derrotas aconteceram no handebol e também no basquete. Na final da 2ª divisão, no handebol, o Colégio Aplicação Uniarp, de Caçador, foi derrotado por 22 a 15, para o Centro Educacional Ato, do Paraná. A derrota mais sofrida das finais foi no basquete. O time catarinense não teve chances. Representado pelos alunos do Instituto Jangada, de Jaraguá do Sul, a equipe acabou derrotada por 69 a 19 diante do Colégio Amorim, de Tatuapé, de São Paulo. Assim, acabou levando a prata.

A gerente de Esporte de Base e Inclusão da Fesporte, Josélia Maranho, destacou o rendimento catarinense nesta edição dos JEJ e o desenvolvimento do calendário esportivo promovido pela Fesporte. “Santa Catarina foi o melhor estado na fase de equipes. Poderia ter ido melhor na primeira, mas tivemos boas conquistas. Ano que vem, teremos um novo formato, e nosso estado já está garantido em seis modalidades”, disse ela.

Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a edição de 2017 dos Jogos Escolares da Juventude quebrou um recorde no número de inscrições: são 4.069 atletas de 1.396 escolas públicas e privadas de todo o país.

Veja os resultados do último dia dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba

Feminino

  • Futsal – Campeão Série A – Colégio Rogacionista (SC) 2×1 (MG) Colégio Prof. Nelson de Sena
  • Vôlei – Campeão Série A – Escola Rodrigues Alves (SC) 3×0 (RJ) Centro Educacional da Lagoa CEL parciais: 25×17, 25×19, 25×14
  • Basquete – 3º lugar Série A Colégio Sagrada Família (SC) 34×27 (RS) (Colégio Mauá)

Masculino

  • Handebol – Prata Série B – Colégio Aplicação Uniarp (SC) 15×22 (PR) Centro Educacional Ato
  • Futsal – Campeão Série A – Centro Educacional Recriarte (SC) 3×0 (PE)Colégio 2001
  • Vôlei – Campeão Série A – Escola Municipal Erwin Prade (SC) 3×1 (SP) Professora Anna dos Reis
  • Basquete – Prata Série B – Instituto Educacional Jangada (SC) 19×69 (SP) Colégio Amorim Tatuapé)

Os JEJ são uma promoção do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A delegação catarinense é gerenciada pelo Governo Estadual por meio da Fesporte.

Fonte: Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte