sexta-feira, 30 julho 2021
InícioSaúdeSaúde Ocular é afetada com exposição frequente à celulares e computadores

Saúde Ocular é afetada com exposição frequente à celulares e computadores

Exames oftalmológicos devem ser realizados mesmo se o paciente enxergue bem.

Por Gabriel Silva [HSI]

O brilho das telas de celulares e computadores afetam a saúde ocular. Os primeiros sintomas são quase imperceptíveis, mas é preciso ficar atento à fadiga visual, olhos secos, irritação e coceira. Estes sintomas precisam ser analisados por um especialista em oftalmologia. O uso excessivo de aparelhos eletrônicos emissores de brilho tem aumentado a incidência de problemas visuais.

De acordo com o Dr. Rodrigo Thiesen Muller, Médico Oftalmologista Chefe do Serviço de Transplantes de Córneas do Hospital Santa Isabel, “é muito importante cuidarmos da saúde ocular com avaliações periódicas. A consulta com o médico oftalmologista não tem o objetivo de apenas avaliar o grau dos óculos que a pessoa precisa usar. São inúmeras as doenças que podem causar problemas na visão se não identificadas precocemente”.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, em todo o planeta ao menos 2 bilhões de pessoas possuem problemas de visão, sendo que metade destes problemas poderia ser evitados se tratados da forma correta. Uma das hipóteses levantadas pela OMS é o esforço muscular para mirar o objeto próximo: o celular.

O exame com um oftalmologista pode evitar que doenças como catarata e glaucoma se agravem. Portanto, a visita ao oftalmologista é importante mesmo que a pessoa esteja enxergando bem. O dia 10 de julho é considerado o Dia da Saúde Ocular.

Especialistas explicam que piscamos menos quando estamos em contato com telas digitais, e exercermos maior pressão nos olhos para que a visão esteja focada. Isso resulta em sobrecarga ocular.

Para quem trabalha com computadores ou utiliza o celular com frequência, é importante seguir algumas dicas para manter a saúde dos olhos:
– A tela do computador deve ficar no mesmo nível do olhar;
– Faça uma pausa para descanso da vista a cada duas horas;
– Celulares possuem configurações para que o brilho seja regulado de acordo com a luminosidade do local;
– Redes sociais criaram o modo noturno, com fundo de tela preto – usá-lo diminui o brilho da tela sobre os olhos;
– Ar-condicionado desidrata os olhos, especialmente em ambientes menores como o interior do carro ou escritório pequeno;

Leia o relatório da OMS na íntegra (em inglês) clicando aqui.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS