quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioGeralSaúde e hospitais se unem para a Campanha de Doação de Órgãos

Saúde e hospitais se unem para a Campanha de Doação de Órgãos

cartaz-doacao-orgaos-2014

Diversas programações estão programadas para o dia 27, na Escadaria da Igreja São Paulo Apóstolo.

Dia 27 de Setembro é o Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos. Ano passado foi assinada em Blumenau uma lei sobre o “Mês de setembro, como mês da conscientização da importância social e humanitária da doação de órgãos e tecidos humanos no município.” O Hospital Santa Isabel e o Hospital Santo Antônio possuem CIHDOTTS (Comissão Intra Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) com equipes de busca ativa (composta por médicos, enfermeiros tendo como apoio assistentes sociais e psicólogos) que acompanham o processo de diagnóstico de morte cerebral e óbitos de pacientes de coração parado, e que realizam entrevista com a família do possível doador.

Os referidos hospitais e a Secretaria de Saúde uniram-se para realizar uma parceria na divulgação deste tema tão importante para toda a comunidade cumprindo assim em conjunto a Lei 7.893. No dia da comemoração, um evento foi programado para ocorrer das 9h às 13h em frente à Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, com a distribuição de panfletos explicativos da SC Transplantes e água com o adesivo criado para a campanha.

Na oportunidade, profissionais vão aferir a pressão arterial, além da divulgação de dois vídeos institucionais criados pela SC Transplantes com o depoimento de duas famílias doadoras. Foram convidados um transplantado hepático, um renal, um cardíaco e um de córneas para participarem do evento e dar o depoimento pessoalmente aos participantes e a mídia. O ponto alto do evento será às 11h quando balões e laços verdes (símbolo dos doadores, da esperança) serão soltos na Escadaria da Catedral como forma de chamar a atenção para o tema da campanha: “Não leve seus órgãos para o céu. O céu sabe que nós precisamos deles aqui.”.

O Hospital Santa Isabel iniciou a CIHDOTT em 1999 tendo obtido deste então, 245 doações de múltiplos órgãos. Em 2013, o Hospital Santo Antônio iniciou a estruturação de sua CIHDOTT tendo realizado as primeiras captações em março e agosto de 2014 respectivamente, está em fase de treinamento e sensibilização interna e externa para dar efetividade ao serviço. Com a parceria e união de todos teremos uma campanha com alcance e estímulo à sensibilização da população sobre a importância da doação de órgãos, divulgando assim um trabalho tão bonito das CIHDOOT’S, alimentando a esperança de tantas pessoas.

via PMB | Texto: Letícia Venera e Joni César

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS