Santa Catarina testa catraca com reconhecimento facial uso em órgãos públicos

O objetivo é melhorar a segurança e o controle de acesso de servidores.

Fotos: Divulgação [SEA]

A Diretoria de Tecnologia e Inovação, da Secretaria de Estado da Administração (SEA), implantou a primeira catraca eletrônica com reconhecimento facial. O equipamento foi instalado na entrada da sede da SEA, no Centro Administrativo, em Florianópolis.

Como funciona

Todo servidor que passa pela catraca tem de fazer um pré-cadastro e enviar uma foto atual para ser inserida no sistema. A catraca faz a leitura dos traços faciais da pessoa, mesmo usando máscara de proteção, além de aferir a temperatura corporal.

Se o cadastro estiver ativo e a pessoa estiver sem febre, a catraca é liberada permitindo o acesso. O equipamento também pode ser usado para liberação em estacionamentos mediante cadastramento de veículos e reconhecimento de placas.

O objetivo não é controlar horas trabalhadas, mas dar mais segurança e controle de acesso de servidores aos órgãos públicos, permitindo a comunicação com outros sistemas digitais de acesso.

“Ainda estamos em fase de testes, mas a ideia é ampliar o uso da catraca com reconhecimento facial em outros órgãos do Estado. Vamos acelerar uma mudança importante no setor público que há anos adota sistemas de controle analógicos nas entradas dos prédios públicos”, disse o secretário da Administração, Jorge Eduardo Tasca.