Santa Catarina amplia rede de UTIs para enfrentar aumento de casos de doenças respiratórias

Estado abre 23 novos leitos em Timbó, Indaial e Criciúma; reforço inclui unidades para adultos, crianças e recém-nascidos.

Hospital e Maternidade Oase | Foto: divulgação

Diante do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Santa Catarina, o Governo do Estado está reforçando a estrutura hospitalar com a abertura de 23 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em três municípios: Criciúma, Timbó e Indaial.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

A mais recente ampliação inclui três leitos adultos no Hospital São José, em Criciúma, e dez leitos no Hospital e Maternidade Oase, em Timbó — sendo seis para adultos, dois neonatais e dois pediátricos. Esses se somam aos dez leitos adultos que haviam sido inaugurados anteriormente no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial.

“Por determinação do governador Jorginho Mello, estamos fortalecendo o sistema hospitalar e ampliando os atendimentos. Mas também é fundamental a colaboração da população, pois a vacina contra a gripe é a forma mais eficaz de proteção individual e coletiva”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

Com a nova estrutura, o Hospital Oase passa a contar com 30 leitos de UTI adulto, 10 neonatais e 10 pediátricos, todos classificados como tipo 2. As unidades contam com tecnologia de ponta e equipes multiprofissionais preparadas para oferecer um atendimento técnico e humanizado.

“Esses novos leitos reafirmam o nosso compromisso com a saúde pública e nos integram com ainda mais força à rede estadual”, comentou o diretor administrativo do hospital, Robson Almeida. Já o diretor técnico, Paolo Piermarini, destacou a parceria com o Estado como fundamental para viabilizar o reforço à saúde regional.

Em Criciúma, os três novos leitos no Hospital São José elevam para 33 o total de UTIs adultas disponíveis na unidade. Segundo o diretor executivo, Juliano Petters, a expansão foi possível com o uso de leitos da rede privada para atender à demanda do sistema público: “Avaliamos essa possibilidade e conseguimos contribuir para o enfrentamento desse momento delicado que Santa Catarina está passando.”

Desde que os leitos do Hospital São José passaram a ser contratualizados pelo Governo do Estado, a unidade também tem acolhido pacientes de outras macrorregiões, mostrando a articulação da rede pública estadual.

Todas as novas vagas já estão habilitadas junto à Secretaria de Estado da Saúde e prontas para receber pacientes que necessitam de cuidados intensivos.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky