Santa Catarina começa a aplicar nova vacina contra meningite em bebês de 12 meses

Reforço com dose ACWY amplia proteção e está disponível gratuitamente nos postos de saúde.

Foto: Josiane da Costa/SES

Pais e responsáveis que passarem com seus filhos de um ano pelos postos de saúde de Santa Catarina vão notar uma novidade importante no calendário vacinal. Desde terça-feira (1º/07/25), o reforço contra meningite para crianças de 12 meses passou a ser feito com a vacina meningocócica ACWY, que protege contra quatro tipos da bactéria causadora da doença.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

A mudança, viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), representa um avanço na prevenção da meningite meningocócica, uma infecção grave que pode evoluir rapidamente e causar sequelas irreversíveis ou até levar à morte. Os sintomas costumam surgir de forma intensa, com febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, vômitos, manchas roxas na pele e sonolência.

Com a nova recomendação, o esquema vacinal das crianças fica assim: primeira dose da vacina meningocócica C (conjugada) aos 3 meses, segunda dose aos 5 meses e, agora, o reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica ACWY. Essa vacina já era aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos e continua prevista para essa faixa etária.

De acordo com João Augusto Fuck, diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a substituição da vacina de reforço é um passo importante diante da circulação de diferentes sorogrupos no estado. “Com essa inclusão no calendário infantil, reforçamos a prevenção desde os primeiros anos e incentivamos que a caderneta esteja sempre atualizada. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde.”

As crianças que já completaram o esquema com a vacina meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas protegidas e não precisam receber a ACWY. Já aquelas que perderam o reforço aos 12 meses poderão tomar a nova dose até os quatro anos de idade.

A medida faz parte das estratégias nacionais de enfrentamento às meningites e está alinhada ao plano do Ministério da Saúde até 2030. Além de ampliar a cobertura vacinal, o reforço com a ACWY busca reduzir casos e internações causadas pelos sorogrupos A, C, W e Y.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky