quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralSamae de Gaspar realizou palestra de combate à perda de água tratada...

Samae de Gaspar realizou palestra de combate à perda de água tratada nesta quarta (25)

Samae-Palestra_Gaspar_01

Em continuidade às comemorações do Dia Mundial da Água, o Samae de Gaspar realizou nesta quarta-feira (25), a palestra “Combate à perda de água tratada”. Ministrada pelo engenheiro sanitarista, Ricardo Meyer, o evento reuniu 43 servidores, dentre eles o diretor-presidente, Elcio Carlos de Oliveira.

Meyer apresentou as novas tecnologias utilizadas em Programas de Combate e Controle de Perdas (PCCP) no Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e discorreu acerca do estudo de redução de perdas feito em conjunto com o Samae.

De acordo com o engenheiro, houve uma economia de 12% no índice de perda de água na região do Belchior. “Este dado representa 3,1 milhões de litros de água por mês que não foram desperdiçadas. Dois fatores que colaboram para chegar a esse resultado foram a substituição de rede da rua Bonifácio Haendchen e a troca dos hidrômetros”, afirma Meyer.

Em 2014, o Samae investiu R$ 330 mil para a aquisição de 6 mil hidrômetros. Até o momento, foram feitas duas mil substituições em todo o município de Gaspar. Outro método aplicado para a redução de perdas é a pesquisa de vazamentos visíveis e não visíveis na rede distribuição. Para a localização das perdas não-visíveis, a autarquia utiliza o geofone eletrônico, um aparelho que possui maior sensibilidade para detectar vazamentos através de ruídos.

“É perceptível a preocupação dos servidores quanto ao cuidado com as perdas”, comenta Meyer. Ele explica que a perda de água não é apenas um fator ambiental, mas também financeiro. “Para uma prestadora de serviço, perda de água significa perda de recursos que poderiam ser investidos para melhorar a qualidade do abastecimento”, conclui.

Fonte: SECOM/Gaspar

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS