quarta-feira, 12 maio 2021
Início Saúde Saiba porque o Scanner 3D já é o futuro da odontologia

Saiba porque o Scanner 3D já é o futuro da odontologia

Em Blumenau, a Odontologia Premier é uma das únicas que trabalha com tal tecnologia.

Imagens e texto: Diorgnes Saldanha Lima

A tecnologia vem para facilitar a nossa vida. Ela está presente em diversas áreas, dando mais facilidade e mais agilidade nos processos de nosso dia a dia. Seguindo os passos da engenharia automotiva, mecânica e civil, a odontologia passou a trabalhar com a modelagem 3D, dando novas aplicações para a tecnologia já bastante difundida em outras áreas. A utilização de Scanners 3D para diagnósticos, tratamentos, cirurgias e até confecção de próteses dentárias ganha cada vez mais adeptos entre estes profissionais.

A Odontologia Premier, de Blumenau, trabalha com a tecnologia há um ano e foi uma das primeiras clínicas odontológicas de Santa Catarina a aderir a utilização da ferramenta em seus procedimentos. Hoje praticamente todo o fluxo de trabalho da clínica é feito nesse sistema.

consultório-dentista

O consultório trabalha com a tecnologia para confecção de próteses, melhorando o resultado final e agilizando todo o processo. O procedimento é feito por meio de um escaneamento digital, deixando de lado todo o trabalho de moldagem com o material antigo que os pacientes tanto reclamavam.

O scanner faz uma leitura de toda a boca do paciente, transfere as informações para o computador que avalia e cria um dente ultra moderno e com uma forma 100% compatível com a boca, eliminando ajustes, desgastes e fazendo a diminuição das consultas. Em muitos casos, todos estes processos são feitos em uma única consulta.

O serviço, além de ter a precisão que uma prótese feita em moldagem não tem, agiliza todo o processo. Antes era necessário enviar o molde ao laboratório e esperar cerca de 30 dias para a prótese ficar pronta. Agora, basta uma única consulta para que o paciente tenha um dente com uma qualidade e durabilidade muito maior.

Além de agilizar os processos, diminuindo tempo de consultas e aumentar a precisão e a qualidade dos materiais. No geral, os tratamentos odontológicos são feitos a partir de uma documentação com um modelo da boca do paciente, geralmente feita em gesso e, com essa base, eles preveem movimentações da arcada no uso de aparelhos, planejam cirurgias e a confecção de próteses.

Porém, qualquer problema no modelo de gesso, por diversos fatores, compromete essa leitura e o processo precisa ser repetido. No caso do digital, tudo é feito por meio de exames e escaneamentos precisos e esse risco praticamente deixa de existir.

Em Blumenau, a Odontologia Premier é uma das únicas que trabalha com tal tecnologia. Para Jean Karlo Locatelli, sócio-proprietário da clínica, todo o ramo da odontologia caminha para uma era digital e quem não se adequar, ficará parado no tempo.

Tal qual ocorreu em outras áreas, a confecção de peças por meio da tecnologia como a Scanner 3D deixará de ser uma atividade artesanal. A odontologia digital já está mudando a forma como as coisas são feitas.

Para mais informações, acesse o site Odontologia Premier ou marque uma consulta pelo telefone (47) 3322-1223 ou no aplicativo WhatsApp (47) 99993-9992. A clínica fica localizada na Rua João Pessoa, nº 76, no Centro de Blumenau. Você pode acompanhar as novidades pelas redes sociais através do Facebook e Instagram.

MAIS LIDAS