quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioDestaqueSaiba os detalhes da preparação e até missão dos organizadores do 5º...

Saiba os detalhes da preparação e até missão dos organizadores do 5º Casamento Coletivo de Blumenau

logo-Casamento_Coletivo_2014

A Fundação do Bem Estar da Família Blumenauense – Pró Família, realizará no dia 31 de Maio, o 5º Casamento Coletivo na cidade, no Ginásio Sebastião Cruz (Galegão) e o religioso no setor 3 da Vila Germânica. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (24) e se estenderão até o dia 25 de Abril. A expectativa é de que, nesta edição, entre 300 e 350 casais se inscrevam. Mas a Fundação estará preparada para atender até 400 noivos.

Nossa equipe foi até o Pró-Família, onde fomos recebidos pela presidente da Fundação Karin Zadrozny Gouvêa da Costa e pelo gerente de Eventos Rodrigo Bernz.

Casamento_coletivo_01O casamento coletivo é um momento muito importante na cidade. Ele não só traz de volta o chamado para que os casais normalizem a sua situação civil, mas principalmente que se tenha um olhar para importância da família na sociedade. É um momento que faz o casamento civil, mais também o religioso. Hoje isso é indiscutível, todos os psicólogos que trabalham na área humana, sabem que a família é o elemento de formação essencial na vida da pessoa depois de adulto. Problemas de comportamento que há na vida adulta, sempre se acha alguma causa na infância. Tanto que questão dos pais conseguirem impor limites, implica em eles terem um vinculo afetivo com seus filhos.

Por isso que nesta edição do casamento coletivo, nós também vamos trabalhar a preparação dos noivos, e conforme sua crença religiosa, eles também farão a preparação com cursos de noivos ou com palestras. Os focos são dois: a questão civil, que eles precisam trazer a documentação necessária, e o religioso para se prepararem, porque na vida prática do dia a dia, sem os valores, a sociedade se quebra, deixa de ter a sua harmonia, a sua paz e alegria de conviver.

Como o Pró-Família trabalha com o bem estar da família blumenauense, nós estamos buscando dar bastante ênfase nessa questão dos valores familiares.” destaca a presidente. Todo o processo do casamento é gratuito. O Pró-Família tem a autorização da área jurídica e do Tribunal de Justiça para realizar os casamentos sem custos para os casais. Os noivos terão que assinar um documento declarando que não tem condições financeiras de arcar com os custos do casamento.

Segundo a presidente, o prazo para as inscrições termina no dia 25 de abril, porque o cartório necessita dos 30 dias para fazer os proclames. “Independente de idade, todos que quiserem regularizar sua situação matrimonial, podem fazer a inscrição. É muito comum aparecerem casais que estão juntos a 10, 15 ou 20 anos, que aproveitam esta oportunidade para regularizar a sua situação. É um momento muito especial. A secretaria também faz questão de trazer música e fazer um ambiente que lembre toda essa mística do casamento. Porque o casamento é um compromisso sagrado.”

Rodrigo Bernz, que assumiu a Gerência de Eventos do Pró-Família, diz que tudo será feito com o maior carinho para que os casais tenham um dia inesquecível.

Casamento_coletivo_02Eu assumi a gerência de eventos do Pró Família, e vou trabalhar junto a Sra. Karen no 5º casamento coletivo cuidando de toda parte logística e organização; tanto antes como no dia do evento. Neste momento o nosso foco é com as inscrições que se iniciam nesta segunda-feira. Depois que esta parte estiver bem encaminhada, vamos começar a pensar o dia do evento. Há muita coisa para se resolver na parte do cerimonial. Queremos que os casais tenham uma cerimônia que marque a vida deles e possam lembrar desta data com alegria e satisfação. Porque apesar de ser um casamento coletivo, é um momento único na vida dos casais. Estamos tendo todo apoio do prefeito Napoleão” – destaca o gerente.

O casamento civil será realizado no Ginásio Sebastião Cruz(Galegão), enquanto o religioso no setor 3 da Vila Germânica.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de abril, de segunda à sexta das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 11h, na Rua Jacob Brüeckheimer, 370 Sala 36- Velha (Antigo prédio do Fundação de Esportes).

Os interessados devem ter em mãos os seguintes documentos:

Noivo(a) Solteiro(a)

– RG e CPF – fotocópia simples.
– Comprovante de residência no nome dos noivos ou pais.
– Certidão de Nascimento atualizada e original(validade 6 meses).
– Data de nascimento ou falecimento dos pais.
– Local de nascimento dos pais(cidade e estado).
– Endereço completo dos pais(rua, nº, cidade, estado).

Noivo(a) Viúvo(a)

– RG e CPF – fotocópia simples.
– Comprovante de residência no nome dos noivos ou pais.
– Certidão de casamento com anotação do óbito do cônjuge (validade 6 meses).
– Certidão de inventário dos bens expedida pela Vara da Família do Fórum da cidade onde foi feito, certificando se houve ou não o inventário dos bens do casamento anterior.
– Data de nascimento ou falecimento dos pais.
– Local de nascimento dos pais(cidade e estado).
– Endereço completo dos pais(rua, nº, cidade, estado).

Noivo(a) Divorciado(a)

– RG e CPF – fotocópia simples.
– Comprovante de residência no nome dos noivos ou pais.
– Certidão de casamento com averbação do divorcio (validade 6 meses).
– Data de nascimento ou falecimento dos pais.
– Local de nascimento dos pais(cidade e estado).
– Endereço completo dos pais(rua, nº, cidade, estado).

Para divorciados do ano de 2002 até a presente data:
Levar petição inicial e sentença do divórcio, ou certidão expedida pela Vara da Família do Fórum da cidade onde foi feito o divórcio, certificando se houve ou não partilha dos bens do casal divorciado, ou ainda fotocópia da escritura pública de divórcio, caso tenha sido feita através do Tabelionato.

ATENÇÃO: caso não for apresentada a documentação citada acima, os noivos casarão com o regime de Separação Obrigatória de Bens.

Maiores informações pelo fone: 47 3381-6972.

Luciano Bernz
Responsável por toda a cobertura externa de OBlumenauense, sou nascido e criado em Blumenau. Trabalho há 25 anos com vendas, tendo passagem pela Rádio Blumenau e Rádio Clube de Itajaí, onde além de contato comercial, também fiz cobertura de festas e eventos.

MAIS LIDAS