segunda-feira, 26 julho 2021
InícioEventosSábado, o movimento “Sul é Meu País” promoverá consulta popular sobre o...

Sábado, o movimento “Sul é Meu País” promoverá consulta popular sobre o Sul ser independente

 

Entre às 8h e 20h do próximo sábado (7/10/17), acontecerá a segunda edição do PLEBISUL, uma votação, ou  Consulta Popular com a população do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; sobre tornar o Sul um país independente.

O voto será impresso em papel, bastando um “xis” nas opções de resposta sim ou não. Quem organiza o evento é o movimento o “Sul é Meu País” e em Blumenau haverá 36 urnas em locais fixos de votação, a maioria “próxima” de supermercados. No ano passado,  616.917 pessoas votaram em 1.030 urnas nos três Estados. O resultado foram 590.664 (95,74%) votos a favor da separação e 26.253 (4,26%) contra.

Diante das leis brasileiras este PLEBISUL não tem validade legal, por não ser um Plebiscito legal e aprovado pelo Congresso. A organização diz que apenas é uma consulta popular sobre o tema, direito garantido pela Constituição federal e pelas leis internacionais através dos diversos pactos e resoluções das Nações Unidas.

Por outro lado, o processo prevê a separação do país, o que fere a Lei de Segurança Nacional, quando há ameaça a integridade territorial e a soberania nacional. Nesse caso, é considerada ilegal. O artigo 11, da Lei Nº 7.170 (14/12/1983) diz que tentar desmembrar parte do território nacional para constituir país independente pode ser punido com pena de reclusão de 4 a 12 anos

Para votar neste Plebisul não será exigido nenhum documento do eleitor. Porém, para aqueles eleitores que livremente quiserem assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) do Plebiscito Consultivo Oficial de 2018, será exigido o título eleitoral. A condição mínima é que seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três estados.

Para mais informações, você pode consultar os sites www.sulista.org,  www.plebisul.org, www.sullivre.org e Facebook.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS