Rotablator é utilizado pela primeira vez no Hospital Santa Isabel

 

 

 

 

Por Gabriel Silva [HSI] | Fotos: Hemodinâmica/HSI.

Um procedimento de cardiologia intervencionista, utilizando um Rotablator, foi executado pela primeira vez no Hospital Santa Isabel. O procedimento é realizado em pacientes com calcificação na parede da artéria coronária.

A técnica serve para procedimentos de angioplastias complexas onde a calcificação das artérias não permite a passagem de cateter-balão ou implantação do stent. Assim, o Rotablator é introduzido na artéria e gira numa velocidade de 160 a 180 rotações por minuto, desobstruindo a parede da artéria coronária.

Após a desobstrução, é possível passar o cateter-balão ou implantar os stents, para ampliação do espaço nos vasos sanguíneos e reestabelecer o fluxo normal de sangue pelas artérias.

A técnica minimamente invasiva garante recuperação mais rápida do paciente e menores riscos de complicações. Os insumos para o procedimento com o Rotablator foram doados pela Boston Scientic. O procedimento foi realizado pela Equipe Multidisciplinar do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Santa Isabel, sob liderança dos cardiologistas intervencionistas, doutores Marcelo Farinazzo e Pedro Coimbra. O Serviço de Hemodinâmica é uma das especialidades da instituição.