domingo, 28 novembro 2021
InícioGeralRobô-cirurgião do HSI já realizou seis cirurgias e tem outras três marcadas

Robô-cirurgião do HSI já realizou seis cirurgias e tem outras três marcadas

 

 

 

 

Por Gabriel Silva, com fotos de Leticia Venera [HSI]

Desde o primeiro procedimento robótico, realizado dia 22 de junho no Hospital Santa Isabel, seis cirurgias com o robô-cirurgião Da Vinci Si foram feitas, todas um sucesso. A recuperação dos pacientes surpreendeu a equipe de cirurgia robótica. Um deles, no dia seguinte, estava se alimentando e sem queixas de dores. A programação era o paciente ficar quatro dias no Hospital Santa Isabel, mas apenas dois foram necessários. Mais três cirurgias robóticas estão agendadas para a próxima semana: duas no sábado e uma na segunda-feira.

Além do atual cirurgião robótico Dr. Pedro de Abreu Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica que concluiu sua Certificação em Atlanta, nos EUA, dois médicos do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel concluíram o curso de cirurgia robótica em Bogotá, na Colômbia, e estão credenciados a realizar cirurgias com o Robô-Cirurgião Da Vinci Si: Dr. Maurício Corrêa e Dr. Mauro Igreja.

 

 

 

Sobre os novos cirurgiões credenciados

O Dr. Maurício Corrêa é Cirurgião Geral e Coloproctologista. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e, atualmente, exerce o cargo de Chefe do Setor de Cirurgia Geral do Serviço de Clínica Cirúrgica do Hospital Santa Isabel. O Dr. Mauro Igreja é Cirurgião Geral especialista em Medicina dos Transplantes, atuando na área de Transplantes de Fígado e Rim-Pâncreas.

Capacitação e Certificação

O Hospital Santa Isabel oferece o Treinamento em Cirurgia Robótica para médicos de todo o estado, que queiram se aperfeiçoar e se credenciar para realização dos procedimentos robóticos. Essa abertura faz com que toda Santa Catarina faça parte do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel. Esse treinamento não é a Certificação, mas o desenvolvimento teórico e prático que vai auxiliar o candidato à Certificação em Cirurgias Robóticas. A prova final, que certifica o cirurgião, é aplicada pela fabricante do robô (Intuitive) em Bogotá (Colômbia), ou Atlanta e Houston (EUA).

No final de semana dos dias 12 e 13 de julho aconteceu o Curso de Treinamento e Capacitação para Certificação em Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel. A próxima capacitação acontece nos dias 16 e 17 de agosto. Para se tornar um cirurgião robótico, o médico já precisa ser cirurgião em determinada área da medicina, para assim poder realizar os procedimentos pelo robô Da Vinci Si.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS