segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Robô-cirurgião chegou no Hospital Santa Isabel em Blumenau e já está em...

Robô-cirurgião chegou no Hospital Santa Isabel em Blumenau e já está em fase de testes

 

 

Robô é entregue por empresa de transportes especiais.

 

O Hospital Santa Isabel recebeu o robô-cirurgião Da Vinci Si, que foi montado por um técnico da empresa H. Strattner – fabricante do produto. O primeiro equipamento do gênero em Santa Catarina é novo e por isso precisa ser testado e calibrado. Nesta segunda-feira (10/06/19), às 16h, o robô será apresentado em uma coletiva de imprensa realizada na unidade hospitalar.

Na ocasião, o Dr. Pedro Trauczynski, Médico Chefe do Serviço de Cirurgia Robótica, vai explicar como funciona o Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel. Os diretores do HSI, Juliano Petters e Dirceu Rodrigues Dias – Diretor Executivo e Diretor de Operações respectivamente, também vão receber a imprensa, respondendo questionamentos sobre o equipamento e a conquista para o Hospital Santa Isabel, que presenteia todo o Vale do Itajaí com este serviço.

Depois da coletiva, os presentes serão levados até o Centro Cirúrgico para conhecer o robô-cirurgião Da Vinci Si. O Dr. Pedro irá manusear o equipamento, para mostrar o funcionamento do robô – os colegas da imprensa poderão filmar e fotografar à vontade.

 

Todo o equipamento vem rigorosamente embalado em caixas de papelão resistentes. Somente é liberado o descarregamento após a presença do técnico exclusivo da empresa H. Strattner. Sem o técnico, não é permitido a abertura das caixas.

 

Robô é levado para o Centro Cirúrgico. O Capelão do HSI foi convidado para abençoar a conquista.

 

Robô é levado para o Centro Cirúrgico.

 

Robô é levado para o Centro Cirúrgico.

 

Todas as partes do robô em uma sala especial, reservada para recebê-lo.

 

Pinça do robô e detalhes.

 

Pinça do robô e detalhes.

 

Pinça do robô e detalhes.

 

Nesta fase, o robô já está ligado. O técnico da H. Strattner realiza a chamada “dança”, em que todas as funções do equipamento são testadas e as informações enviadas para um computador. Se houver alguma falha, um aviso é enviado, para correção.

 

Ainda na fase da “dança”, com detalhe para o braço do robô. Nesta parte do equipamento são colocadas as pinças.

 

Essa é a parte do equipamento onde o médico credenciado para cirurgia robótica executa suas ações. Ele coloca os dedos e controla os braços do robô-cirurgião.

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS