terça-feira, 21 setembro 2021
InícioGeralRio Itajaí-Açú deve chegar aos 8m às 14h, mas o que preocupa...

Rio Itajaí-Açú deve chegar aos 8m às 14h, mas o que preocupa mais são os deslizamentos

GRAC-2014
Foto: César Paladini

Às 8h deste domingo (08), o prefeito Napoleão Bernardes comandou a reunião do GRAC – Grupo de Resposta e Ações Coordenadas, que inclui várias corporações fundamentais para atendimento à população em caso de enchente. No encontro ocorrido no Salão Nobre da Prefeitura, a Defesa Civil de Blumenau informou que ocorreram 14 ocorrências referentes a deslizamentos desde ontem, onde três chegaram a atingir residências. A medição do rio Itajaí Açu naquele momento apontou 7m15min acima do nível normal. Às 9h, chegou a 7h25cm. A previsão para as 14h é de 8m. Deve chover 100mm nas 24 horas deste domingo, mas os modelos meteorológicos indicam que a segunda-feira será de tempo bom e frio.

O prefeito comandou a reunião, que é aberta à imprensa. Deu informações gerais e passou a palavra a cada célula integrante do GRAC. Segundo o Secretário de Defesa do Cidadão Telmo Duarte, pasta em que está lotada a Defesa Civil, as chuvas dos últimos dias podem ser consideradas atípicas, pois caem com mais intensidade ao norte de Blumenau, caso dos municípios de Rio dos Cedros, Benedito Novo e Pomerode. Com isso, as águas chegam mais rápido a Blumenau, pois nesses municípios não há estruturas que barrem o escoamento. A preocupação maior, agora, é com possíveis deslizamentos de terra. O Diretor de Geologia da Prefeitura, Maurício Pozzobom, lembrou que as famílias que moram em encostas devem ficar bem atentas a possíveis indicações de problemas, como rachaduras nos muros, sulcos provocados pela chuva com maior volume de água, estalos na estrutura da casa, entre outros.

Secretarias municipais, Defesa Civil da cidade e do estado de Santa Catarina, Exército, Corpo de bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal de Trânsito participaram do encontro e disseram estarem preparadas para atuar. O Plano de Contingência, inclusive com abertura de abrigos, pode ser colocado em prática a qualquer momento. Ao final, o prefeito Napoleão Bernardes reiterou que a Prefeitura de Blumenau, através do trabalho conjunto entre Defesa Civil e Secretaria de Comunicação, manterá a mesma atitude transparente que foi elogiada pela comunidade na enchente do ano passado: oferecer informações oficiais claras, precisas, que orientem a população “sem alardear, mas com a antecedência necessária para que todos possam se precaver”. As redes sociais da Prefeitura estão de plantão desde ontem à noite e informaram durante toda a madrugada. Mais uma vez o GRAC conta, também, com os veículos de comunicação que fazem a informação oficial chegar à população, evitando boataria.

Texto: Fabrício Wolff 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS