segunda-feira, 8 março 2021
Início Previsão do tempo Rio Itajaí-Açu chega a 5,49 metros e chuva continua nesta quinta (21/01)...

Rio Itajaí-Açu chega a 5,49 metros e chuva continua nesta quinta (21/01) em Blumenau

A temperatura permanece amena e a máxima não deve passar dos 24°C.

Até às 7h da manhã desta quinta-feira (21/01/21), o acumulado mensal de chuva em janeiro já tinha chegado a 237,5 mm em Blumenau. Esse número já está cerca de 30% acima da média (183mm) para o mês no município.

O reflexo veio direto no nível do rio Itajaí-Açu que aumentou o dobro e chegou a 5,49 metros (8h24), deixando em nível de atenção.

Na leitura das 8h do sistema de monitoramento online do AlertaBlu, indicava que nas últimas 24 horas choveu em média 50,36 mm. Somente na estação da Tatutiba, esse volume de chuva chegou a 70,4 mm. As outras foram as da Itoupava Central (65,8 mm); Nova Esperança (59 mm); Fidelis (57,4 mm) e Vila Itoupava (55 mm).

A situação das barragens em funcionamento, a situação por enquanto é tranquila. A única que está com uma das seis comportas fechadas é a de Taió (SC) que está com 20,82% da capacidade tomada. Já a de Ituporanga, está com todas as 5 abertas, onde 0,08% está ocupado.

Previsão do tempo:

Quinta-feira (21)

Mais um dia de tempo instável em Blumenau devido à influência de um sistema de baixa pressão que atua em Santa Catarina. Há condição para chuva a qualquer momento do dia variando entre fraca e moderada e de forma persistente e não se descarta chuva intensa em curto período. A temperatura máxima não deve passar dos 24°C, com vento fraco de leste/sudeste.

Sexta-feira (22)

A formação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) em níveis baixos da atmosfera sobre Santa Catarina mantém a condição para pancadas de chuva. Ela persiste ao longo do dia e ocorre com intensidade fraca a moderada. A temperatura não varia muito devido à cobertura de nuvens e a chuva, ficando entre 21°C e 25°C, com previsão de vento fraco predominante de leste/sudeste.

Sábado (23)

Presença de muitas nuvens e condição para chuva no decorrer do dia devido ao deslocamento de umidade do mar intensificado por perturbações em níveis baixos da atmosfera em SC. Temperaturas mínima e máxima entre 20°C e 27°C, com vento fraco de leste/sudeste.

Domingo e segunda-feira (24 e 25)

No domingo, a formação de um vórtice (sistema de baixa pressão em níveis altos da atmosfera) favorece a formação de áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva a partir da tarde em Blumenau. Na segunda-feira, perturbações em diversos níveis da atmosfera favorecem a condição para pancadas de chuva a qualquer momento do dia. As temperaturas mínimas oscilam próximas de 22°C e as máximas não devem passar dos 29°C.

Fonte: AlertaBlu

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS