Revista britânica publica pesquisa realizada em Blumenau

O medicamento Lenzilumab é indicado para tratamento de pneumonia causada por Covid-19.

Foto: BioSpace

A pesquisa sobre o medicamento Lenzilumab, realizada no Hospital Dia do Pulmão (HDP), foi publicada naRevista Científica The Lancet, uma das mais conceituadas da área no mundo médico. A publicação cita os médicos envolvidos no estudo: Dra. Marina Andrade Lima (investigadora principal), Dr. Ricardo Albaneze, Dra. Camila Anton e Dra. Caroline UberGhisi, todos sub-investigadores.

De acordo com a pneumologista e investigadora principal da equipe de pesquisa do HDP, Marina Andrade Lima, os brasileiros não precisam mais viajar para países desenvolvidos em busca de tratamentos de ponta. “Eles acontecem aqui em Blumenau, nos Hospital Dia do Pulmão e no Hospital Santa Isabel”, ressalta.

O estudo internacional multicêntrico, que ocorre de forma simultânea por meio de um mesmo protocolo em diversas instituições do mundo, é pioneiro tentando achar soluções para a Covid-19.

O Lenzilumab é indicado para tratamento de pneumonia causadas por Covid-19. Dra. Marina explica que apneumonia decorrente do ataque do vírus faz uma grande inflamação no pulmão, que quando mais acentuada ocasiona uma insuficiência respiratória no paciente, a falência respiratória e a necessidade de internação na UTI, tendo que fazer uso do respirador. “Isso aumenta a mortalidade nos pacientes com casos graves de Covid”, cita.

A pesquisa encontra-se na terceira fase, em que um grande dossiê é apresentado para as empresas regulatórias que definirão se irá ou não virar um remédio, ou seja, se os dados apresentados serão aceitos. Caso positivo, a substância irá virar um remédio oficialmente e poderá ser comercializado. “Se de fato virar, teremos contribuído com pacientes internados aqui na nossa cidade e que podem ter sido ‘salvos’ pela medicação da pesquisa”, comemora Dra. Marina.

Após esta fase, existem as pesquisas da fase 4 ou pós-comercialização, que são conduzidas em milhões de pessoas que usam o remédio normalmente, prescrito pelos médicos no mundo todo. “Às vezes, na fase 4, conseguimos ver algunstipos de efeitos colaterais que não apareceram nas fases anteriores por questões matemáticas de percentual de surgimento”, explica a médica.

O estudo foi realizado em pacientes internados com pneumonia por Covid-19 em uso de oxigênio, mas que ainda não tivessem indicação de unidade de terapia intensiva. Com oresultado desta pesquisa, se aprovada pelas agências regulatórias mundiais, o Lenzilumab será uma medicação para tratar apneumonia por Covid-19 e evitar internações em UTI e mortes.

O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Dia do Pulmão possui uma equipe especializada e qualificada, que realiza constantes estudos. A iniciativa traz diversos benefícios aos pacientes, entre eles acesso a novas medicações e tecnologia de ponta antes da disponibilidade no mercado. “Estamos sempre em busca de novas opções terapêuticas para oferecer aos nossos pacientes, visando soluções inovadoras e melhora da qualidade de vida”, aponta a médica.