Blumenau já está em contagem regressiva para a chegada de 2026 e promete uma virada de ano animada, segura e acolhedora. A tradicional festa de Réveillon, organizada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e do Parque Vila Germânica, terá como grande atração o show nacional da Turma do Pagode, acompanhado de artistas locais e um espetáculo de fogos de baixo ruído — pensado especialmente para ser inclusivo e familiar.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
A celebração será realizada em frente à Prefeitura e começa cedo: às 18h, a trilha sonora será aberta com som mecânico. Em seguida, o DJ Nathan Romanos assume o comando às 19h. Às 21h15 é a vez da banda “Oh Jah Jah” subir ao palco. Já às 23h15, uma bênção ecumênica antecede o momento mais esperado: o show da Turma do Pagode, previsto para iniciar por volta das 23h30 e que fará uma breve pausa à meia-noite para a queima de fogos. O encerramento da festa está programado para as 2h da manhã.

Fogos para ver (e ouvir) com tranquilidade
Este ano, o espetáculo pirotécnico ganha uma novidade: além da tradicional vista em frente à Prefeitura, o público poderá assistir aos fogos também pela margem esquerda do rio e na Prainha. A queima terá sete minutos de duração e será realizada em três pontos estratégicos: Frohsinn, Ponte de Ferro e Museu da Água — tudo isso com fogos de baixo ruído, respeitando bebês, idosos e animais de estimação.
Segurança reforçada para o maior Réveillon do Médio Vale do Itajaí
Com expectativa de grande público, o evento contará com segurança privada e efetivo extra da Polícia Militar de Santa Catarina, sem prejuízo ao patrulhamento habitual da cidade. Estão previstas patrulhas a pé, policiamento motorizado e equipes especializadas como o Tático, Canil e Rocam, especialmente ao longo da Avenida Beira-Rio.
Além disso, fiscais da Secretaria de Planejamento Urbano estarão de olho na atuação de vendedores ambulantes, garantindo que todos estejam devidamente autorizados.

Limpeza e coleta de lixo em ritmo especial
A operação de limpeza urbana também está a postos. No dia 31, a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos inicia a preparação da área do evento. Já na madrugada do dia 1º, por volta das 3h, 20 funcionários começam a limpeza pós-festa, com previsão de término até às 8h — incluindo lavagem completa da área. Durante o primeiro dia do ano, outras equipes seguirão com a manutenção em pontos como a Beira-Rio e ruas próximas. Canteiros e flores danificados pela movimentação também serão recuperados no mesmo dia.
Já a coleta de lixo seguirá normalmente em toda a cidade, com exceção dos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. O serviço será antecipado hoje (31) e encerrará por volta das 18h. Informações sobre horários e itinerários da coleta podem ser consultadas pelo site da RACLI ou pelos canais 115 e WhatsApp (47) 99997-6102.
Mudanças no trânsito
As alterações no trânsito já começaram no domingo (28) com a montagem da estrutura de palco. A Avenida Beira-Rio ficou parcialmente interditada a partir do número 1.185 até a desmontagem após a festa. Neste dia 31, a Ponte de Ferro fechou às 5h para instalação dos fogos, e a Rua Padre Landel de Moura (entorno da Prefeitura) foi bloqueada às 8h.
A partir das 17h, a Avenida Beira Rio (Pres. Castelo Branco), será interditada a partir da Rua José Ferreira da Silva e a Prefeitura. Já a Rua Paulo Zimmermann terá o tráfego parcialmente interrompido, e a Rua Sete de Setembro, entre as ruas Dr. Amadeu da Luz e Paulo Zimmermann, terá o sentido invertido. Essa inversão também ocorrerá na Dr. Amadeu da Luz, para garantir o trajeto do transporte coletivo. Às 20h, a Ponte Adolfo Konder, em frente ao Castelinho da Havan, também será interditada.
Todas as vias devem ser reabertas após a limpeza urbana, na manhã do dia 1º. Durante o evento, a Guarda de Trânsito estará no local para orientar motoristas e garantir a fluidez do tráfego.

Transporte público terá reforço e linhas adaptadas
Devido às interdições, o transporte coletivo também sofrerá ajustes. Cinco ônibus especiais sairão dos terminais Aterro, Garcia, Fortaleza e Velha em direção aos terminais Proeb e Fonte, entre 22h30 e 22h55. Para o retorno, outros cinco veículos estarão disponíveis a partir das 0h30 do dia 1º.
As linhas troncais 10, 11, 12, 15, 30, 31 e 32 terão seus trajetos modificados no dia 31 a partir das 17h. Serão criados pontos de embarque e desembarque provisórios na Rua 15 de Novembro (números 550 e 1290) e na Rua Amadeu da Luz (número 100). Detalhes dos novos trajetos estão disponíveis no site e aplicativo da Blumob ou pelo telefone 0800 008 0900.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





