segunda-feira, 6 dezembro 2021
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Reunião questiona manutenção dos diques de Blumenau com a empresa responsável

Foto: Reprodução TV Legislativa
Foto: Reprodução TV Legislativa

Na noite desta quinta-feira (28), aconteceu mais uma reunião da Comissão Legislativa Temporária Especial para acompanhar cronograma de manutenção de comportas e diques de contenção no município. A reunião ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação do presidente da Comissão, vereador Beto Tribess (PMDB), e dos vereadores Cezar Cim (PP) e Adriano Pereira (PT). Também estiveram presentes representantes da empresa responsável pela manutenção dos diques da cidade, Tecno Control, o Diretor da Defesa Civil de Blumenau, Adriano Cunha, e os representantes dos diques.

Os representantes dos diques apresentaram dúvidas a respeito dos cronogramas de manutenção, apontaram falhas que podem estar acontecendo e fizeram questionamentos à empresa a sobre os serviços realizados. “Gostaríamos de saber como está a manutenção preventiva e quais riscos a comporta pode estar correndo em caso de enchente”, questionou Valdir Reis, que representou o dique da Vila Nova.

O diretor da Tecno Control, Jean Carlos Esser, esclareceu que o contrato da empresa com a Defesa Civil abrange apenas manutenção elétrica e mecânica, não incluindo limpeza de galerias, roçada ou segurança do local. Também apontou que a empresa não está omissa. “Somos uma empresa habilitada para fazer as manutenções. O que pode estar havendo é falha de comunicação. Estamos sempre à disposição da comunidade, pois a nossa principal preocupação é não deixar a água entrar nas casas dos blumenauenses”.

O engenheiro da empresa, José Augusto Torcelli, apresentou aos participantes da reunião a situação atual de cada um dos diques e as necessidades existentes.

O Diretor da Defesa Civil, Adriano Cunha, explicou que o novo processo licitatório já está em curso e irá contemplar a limpeza de grades e galerias internas. “Também está previsto que a empresa vencedora disponha de ao menos cinco profissionais para operação dos diques durante os eventos, e que os eles estejam no local em no máximo uma hora após o acionamento pela diretoria de Defesa Civil”, acrescentou.

O vereador Adriano Pereira voltou a defender que a responsabilidade de operação dos diques seja totalmente retirada dos membros da comunidade. Também fez sugestões para o melhor andamento da comissão. “Um representante da Secretaria de Serviços Urbanos poderia acompanhar nossas reuniões para verificar as necessidades apontadas de limpeza de bocas de lobo e roçadas”. Pereira ainda reforçou o pedido de que um servidor de carreira possa ser escolhido pela Defesa Civil para acompanhar todos os trabalhos nos diques de forma contínua.

O líder do governo, vereador Cezar Cim, disse que ficou feliz por perceber que a aproximação entre os entes envolvidos é mais importante do que os encaminhamentos que normalmente são dados pelos integrantes das comissões. “Alcançamos nosso objetivo em meio a reuniões, aproximar comunidade da Tecno Control com a mediação da Defesa Civil”.

Ao final, o presidente da Comissão, vereador Beto Tribess, fixou a data da próxima reunião para o dia 2 de julho, para a qual irá solicitar a presença da Procuradoria do Município, a fim de verificar a possibilidade da regularização da comissão que reúne os representantes dos diques de Blumenau, a Cored-Blu.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

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