quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioEconomiaReunião em Brasília vai tratar da liberação da licença para pesca industrial...

Reunião em Brasília vai tratar da liberação da licença para pesca industrial da tainha em SC

Barcos-pesca]

 

Na tarde desta terça-feira (7), um grupo de pescadores fechou duas pistas da BR-101, na altura do Km 125, pedindo a imediata liberação das licenças para a pesca industrial da tainha. Policiais rodoviários federais conseguiram liberar a rodovia depois de negociar com os manifestantes. A categoria alega prejuízo de R$ 7 milhões com a demora na liberação.

Por lei federal, desde o dia 1º de Junho, os pescadores industriais poderiam lançar redes ao mar para pescar tainha. Entretanto, ainda aguardam a emissão da licença de barco, em trâmite na Secretaria Nacional de Pesca.

Segundo o Sindicato dos Pescadores de Itajaí (Sintrapesca), na última semana o órgão nacional solicitou aos pescadores que adequassem informações para envio da licença, como o mapa de bordo de pesca, que mostra em que áreas o pescador irá atuar. Ainda de acordo com o Sintrapesca, as embarcações enviaram as informações, sem resposta.

Diante da gravidade que o setor da Pesca tem enfrentado, o Fórum Parlamentar Catarinense marcou uma reunião extraordinária com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, que acontece às 18h desta quarta-feira (8/6/16), em Brasília. O ministro Blairo Maggi, não pode participar, já que ainda se encontra em missão oficial na China.

 

 

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS