Reunião em Brasília vai tratar da liberação da licença para pesca industrial da tainha em SC

Barcos-pesca]

 

Na tarde desta terça-feira (7), um grupo de pescadores fechou duas pistas da BR-101, na altura do Km 125, pedindo a imediata liberação das licenças para a pesca industrial da tainha. Policiais rodoviários federais conseguiram liberar a rodovia depois de negociar com os manifestantes. A categoria alega prejuízo de R$ 7 milhões com a demora na liberação.

Por lei federal, desde o dia 1º de Junho, os pescadores industriais poderiam lançar redes ao mar para pescar tainha. Entretanto, ainda aguardam a emissão da licença de barco, em trâmite na Secretaria Nacional de Pesca.

Segundo o Sindicato dos Pescadores de Itajaí (Sintrapesca), na última semana o órgão nacional solicitou aos pescadores que adequassem informações para envio da licença, como o mapa de bordo de pesca, que mostra em que áreas o pescador irá atuar. Ainda de acordo com o Sintrapesca, as embarcações enviaram as informações, sem resposta.

Diante da gravidade que o setor da Pesca tem enfrentado, o Fórum Parlamentar Catarinense marcou uma reunião extraordinária com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Roberto Novacki, que acontece às 18h desta quarta-feira (8/6/16), em Brasília. O ministro Blairo Maggi, não pode participar, já que ainda se encontra em missão oficial na China.