domingo, 5 dezembro 2021
InícioGeralReunião em Blumenau vai discutir sobre a situação da dengue no Estado

Reunião em Blumenau vai discutir sobre a situação da dengue no Estado

dengue_sc

Representantes de municípios do Estado vão participar do encontro.

Texto: Joni César

Representantes do Estado e de municípios catarinenses estão concluindo os últimos detalhes para uma reunião nesta sexta-feira (27), na Secretaria de Desenvolvimento Regional Blumenau, na rua Braz Wanka, 238 – Vila Nova. O encontro com as lideranças de setores ligados à saúde tem como objetivo discutir a real situação da dengue na região. Além disso, a reunião também vai servir para um levantamento das ações que estão sendo efetivadas pelos municípios em Santa Catarina no enfrentamento da doença.

De acordo com a responsável pelo programa de Combate a Dengue de Blumenau, Eleandra Casani, a situação dos ferros-velhos no Estado também integra a lista de temas que serão debatidos no encontro. “Contamos hoje com 54 ferros-velho, mas praticamente todos estão funcionando conforme a legislação para inibir o aparecimento do mosquito da dengue. Por isso, entre outros assuntos, será discutido sobre a situação desses estabelecimentos nas cidades vizinhas. O horário da reunião ainda está sendo revisto”, diz.

Em Blumenau, quatro casos já foram confirmados com dengue. “são todos de fora do município, um de São Paulo, dois de Itajaí e outro do Espírito Santo”, explica Eleandra. A responsável pelo combate a dengue também lembra que 1050 armadilhas estão espalhadas em 303 pontos estratégicos na cidade, incluindo os próprios ferros-velhos “Foram encontrados um total de 26 focos em Blumenau desde o início do ano, mas sem mosquitos infectados”, reforça Eleandra.

Contágio

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado. O sintoma é uma febre aguda, com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração ou exantema, associados ou não à presença de sangramentos ou hemorragias.

A Secretaria de Saúde também reforça que a comunidade pode participar mais ativamente no controle e combate da dengue informando sobre locais que apresentem ou não condições favoráveis para a proliferação do mosquito, como terrenos baldios, piscinas sem manutenção, por exemplo. As denúncias podem ser feitas através da OuvidoriaSus pelo telefone 3381-7770.

via PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS