Reunião do Grac apresenta panorama da cidade após as chuvas

Blumenau_Reuniao-GRAC_22-10-15_02
Foto de arquivo, da reunião desta quinta-feira (22) | Crédito: Karolina Bonin

Texto: Talita Catie | via PMB | Fotos: Karol Bonin

O Grupo de Respostas e Ações Coordenadas (Grac) se reuniu no início da manhã desta sexta-feira (23), para apresentar um panorama da cidade após as chuvas que atingiram Blumenau. Situações envolvendo transporte público, obstrução de vias e pessoas abrigadas foram algumas das informações atualizadas durante o encontro, que durou cerca de 40 minutos, sob o comando do prefeito Napoleão Bernardes.

O secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, apontou a principal ocorrência das últimas horas, registrada na região da Nova Rússia, no sul da cidade, onde um deslizamento de terra atingiu quatro casas. Outros 20 imóveis precisaram ser evacuados por segurança. As equipes do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atuam na região prestando auxílio à comunidade. O Arcanjo realiza nesta manhã um sobrevôo para ter o real cenário dos estragos ocorridos na localidade.

O deslizamento na Nova Rússia acabou interferindo no funcionamento da ETA III, situada na região. Devido ao acúmulo de terra, o índice de turbidez se elevou e a capacidade de tratamento da água ficou comprometida, impedindo o funcionamento da estação. Técnicos estão no local para verificar as medidas possíveis para retomar o serviço. A ETA II também apresenta restrição de funcionamento devido à turbidez. É necessário que a população continue economizando água.

A Secretaria de Serviços Urbanos está atuando de forma descentralizada com equipamentos alocados em pontos estratégicos para agilizar o atendimento às demandas da comunidade. Equipes irão atuar na região da Nova Rússia. Outras localidades também são prioridades nesta sexta-feira, como a desobstrução da rua Christiano Karsten, no Testo Salto, onde houve deslizamento. Na rua Pedro Schnaider, na Velha Grande, será realizada a aplicação de macadame para restabelecer as condições de tráfego da via, que foi muito prejudicada pelas chuvas.

Blumenau conta agora com dois abrigos abertos, recebendo 55 pessoas. São eles: Igreja Evangélica Livre de Blumenau – rua Cidade do Salvador, 89, no bairro Itoupava Norte, e FURB – Ginásio de Esportes – rua Antônio da Veiga, 140, no bairro Itoupava Seca. Conforme o nível do rio vai baixando, as famílias estão retornando às suas casas. Segundo a medição das 8h, o nível do Itajaí-Açu está em 9,54.

O transporte coletivo está operando normalmente. Apenas quatro linhas de ônibus seguem com alterações no itinerário em virtude de alagamentos ou deslizamentos. As linhas 101 – Fidélis, 102 – Margem Esquerda e 111- Santa Clara estão circulando via Doutor Pedro Zimmermann, Arnoldo Jenichen e Gustavo Zimmermann. A linha 404 – Nova Rússia opera até a ETA III por conta de um deslizamento na rua Santa Maria.

O trânsito nas ruas São Paulo, entre as ruas Carlos Rischbieter e Tocantis, Sete de Setembro, próximo ao Blu Lanches, e Paraíba está totalmente liberado. Com isso, a mão dupla na rua Martin Luther e a inversão de sentido na rua São José foram desfeitas. A rua Pastor Oswaldo Hesse também está com trânsito totalmente liberado, assim como a rua Almirante Tamandaré, nas proximidades do Batalhão da Polícia Militar. As ruas 1º de Janeiro e a Guilherme Scharf, na região do CT do Metropolitano ainda seguem com o trânsito bloqueado em virtude do alagamento nas pistas. Ao todo 16 ruas precisaram ser interditadas pela Guarda de Trânsito devido ao aumento do nível do rio Itajaí Açu.

Os corredores de ônibus, com exceção ao rua Dois de Setembro, ficarão liberados para todos os veículos até o meio-dia desta sexta-feira. Após esse horário, o funcionamento será novamente exclusivo aos ônibus.

Nesta sexta-feira, as unidades de Estratégia Saúde da Família estão fechadas. Quem precisar de atendimento pode recorrer aos sete Ambulatórios Gerais da cidade, que funcionam normalmente. As escolas e centros de educação infantil estão sem atendimento hoje, dia 23. Os Cras, Creas, Centro Pop e a Secretaria de Desenvolvimento Social estão atendendo a comunidade. A coleta de lixo, convencional e seletiva, também foi restabelecida. O pedido é que o lixo seja colocado para fora apenas no dia da coleta.

A previsão do tempo para esta sexta-feira e sábado não indica chuva expressiva. O nível do rio deve continuar baixando, podendo diminuir o ritmo de vazão em virtude da maré alta e das barragens de Ituporanga e Taio, que estão vertendo. Em casos de emergência, a comunidade pode ligar para o telefone 199. Nesta sexta-feira o atendimento à comunidade no prédio da Prefeitura segue normalmente.