quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioEventosReunião alinha ações no Parque Nacional Serra do Itajaí

Reunião alinha ações no Parque Nacional Serra do Itajaí

Reuniao_Parque-Serra-Itajai_20-01-16

 

Um encontro na manhã desta quarta-feira (20/01/16) no gabinete do reitoria da FURB, alinhou as ações a serem tomadas visando a retomadas das atividades no Parque Nacional Serra do Itajaí. Participaram da reunião, representantes da prefeitura (SAMAE e FAEMA), Acaprena, FURB, Instituto Parque das Nascentes (IPAN) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

No encontro, o reitor da FURB apresentou a minuta de um novo termo de convênio. O documento foi lido e alguns pontos já foram discutidos e alinhados. Pelo texto, cada instituição presente terá algum tipo de responsabilidade e obrigação. O próximo passo será adequar e finalizar este termo. “Nosso objetivo é que até o início de março consigamos resolver esta parte burocrática e retomar as atividades na área”, comentou o presidente do IPAN, Jonata Giovanella.

Entre as ideias debatidas no encontro está a consolidação de um modelo de gestão compartilhada, que seja bom para o Parque e para todos os envolvidos. “Estamos no caminho certo”, disse Giovanella.

Entenda o caso:

Entre os anos de 2000 a 2008 a gestão do parque era compartilhada pela FURB, FAEMA e IPAN. Em 2010 foi assinado um termo de reciprocidade entre FURB, FAEMA e ICMBio, que deve duração até agosto do ano passado. Desde então, o parque está sem gestão. Este novo modelo proposto, visa a garantir a conservação da área e a transformação do espaço em referência para educação ambiental e integração com a comunidade local.

Foto e texto: Giovana Pietrzacka | via FURB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS