quarta-feira, 14 abril 2021
Início Vale do Itajaí Gaspar Restaurante a base de truta é uma excelente opção de passeio e...

Restaurante a base de truta é uma excelente opção de passeio e almoço no fim de semana

Confira a entrevista em vídeo e mais de 30 fotos mostrando esse belo lugar em Gaspar (SC)

As trutas são parentes próximas do salmão, e em geral, vivem em regatos de águas claras e frias ou lagos. Algumas espécies vivem no oceano e retornam à água doce para procriar. Entre as várias espécies, existem a truta-arco-íris, a truta-brasileira, a truta-francesa e muitas outras. Os peixes medem em média cerca 30 centímetros de comprimento.

Foto: Luiz Carlos Zimmermman [OBlumenauense]
No ano de 1996, os irmãos Dionísio, Nivaldo, Vera e Maria Terezinha Bertoldi, iniciaram uma piscicultura de trutas em meio a uma área com cerca de 1 milhão de m², que tinha sido reservada pelo pai para a madeireira do bairro Alto Gasparinho, em Gaspar (SC).

Mas os planos dos filhos foram diferentes, e apostaram no novo negócio que hoje produz 10 mil peixes por ano nos cinco tanques. A área de mata nativa está preservada e faz parte do cenário da Truticultura e Restaurante Bertoldi.

 

Em 2001 tiveram a ideia de construir um restaurante com capacidade para 150 pessoas, onde elas podem degustar um cardápio totalmente caseiro. Visitamos o estabelecimento em fevereiro deste ano e saboreamos a truta defumada, frita e os filés com os molhos de alho e óleo, alcaparras, amêndoas, vinho e agridoce de abacaxi. Não é difícil imaginar porque a ideia deu tão certo a ponto de formar filas para os almoços nos fins de semana.

A propriedade fica localizada na recém criada região da “Vila Itália”, a 17 quilômetros distante do centro de Gaspar. A maior parte do trajeto é asfaltada, mas o pequeno trecho final da Rua José Rampelotti, até o nº 2.500, é de estrada de chão. Os clientes têm que estacionar na rua mesmo e o acesso ao estabelecimento é através de uma pequena ponte de concreto sobre um riachinho. Quem estiver de chinelo, pode curtir a água pura e molhar os pés.

Para ampliar a oferta para um mercado com grande demanda, a família Bertoldi se associou aos produtores Alcides Molinari e Vilmar Colombi, em Botuverá, onde os três juntos chegam à produção anual de 80.000 trutas, 80% absorvida pelo restaurante. A maior parte dos piscicultores da espécie são da região serrana de Santa Catarina, onde o clima colabora, por causa das temperaturas mais baixas.

Como na época logo entraram as medidas restritivas para os estabelecimentos nos fins de semana, decidimos guardar a matéria para divulgar quando houvesse a liberação. Para mais segurança, e permitir que apenas os dois aparecem sem máscara, ficamos a 1,5 metro distante e esperamos que o local ficasse sem clientes. Antes e depois da gravação, continuamos com a máscara.

Contamos com a parceria do nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann, que registrou todas as imagens. A entrevista foi feita por mim, Claus Jensen, acompanhados da Marlise Cardoso Jensen, e do Nikolas Jensen.

Confira a entrevista com um dos sócios, Dionísio Bertoldi, que contou também seu objetivo de instalar chalés. O vídeo faz parte do programa semanal “Sextou em BNU” com opções para o fim de semana. Mas pela característica da gravação, optamos em exibir neste sábado, incluindo as Dicas de Livros.

 

Truticultura e Restaurante Bertoldi
Rua José Rampelotti, nº 2500, bairro Alto Gasparinho, Gaspar (SC)

Horários de atendimento:
Terça à Domingo- 8h às 17h
Almoço – 11h30 às 14h30

Contatos:
Telefones: (47)2102-0202 e 3318-0680
www.truticulturabertoldi.com.br
Facebook: @TruticulturaBertoldi
Instagram: @trutasbertoldi

Claus Jensen
Claus Jensenhttp://www.oblumenauense.com.br
Trabalhei com publicidade há mais de 30 anos, fiz teatro durante 8, apresentei programa de televisão outros 5 e sou blogueiro desde 2007. Mas minha maior paixão é a família, e claro, essa fascinante Blumenau.

MAIS LIDAS