Reservatório R1-A começa a ser reformado em Blumenau após mais de 50 anos

Estrutura construída na década de 1970 abastece dez bairros e não deve ter impacto no fornecimento durante as obras.

Foto: SAMAE de Blumenau

O Samae iniciou nesta semana a reforma de uma das estruturas mais antigas de reservação de água de Blumenau. Construído na década de 1970, o reservatório R1-A tem capacidade para armazenar até 4 milhões de litros de água tratada e está localizado em um ponto elevado da Itoupava Seca, a cerca de 1.846 metros da Estação de Tratamento de Água 2 (ETA 2). Com formato retangular, é o segundo maior reservatório do sistema da cidade.

Atualmente, o R1-A abastece pouco mais de 32,4 mil economias em dez bairros: Centro, Velha, Vila Nova, Victor Konder, Itoupava Seca, Do Salto, Itoupava Norte, Fortaleza, Tribess e Nova Esperança.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

A obra tem foco na recuperação da estrutura física do reservatório e está orçada em pouco mais de R$ 3 milhões. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em até 150 dias. A execução ficará a cargo da empresa Basew Engenharia, de Florianópolis.

Segundo a diretora técnica do Samae, Samantha Ferretti, a reforma é necessária devido à constante exposição da estrutura à água, o que pode causar reações químicas que comprometem sua integridade. “Além disso, a reforma visa dar mais segurança e eficácia ao reservatório”, destaca.

O diretor-presidente do Samae, Alexandre de Vargas, lembra que manter e modernizar as estruturas é tão importante quanto construir novas. “Reformar as estruturas existentes dá segurança para a operação e deixa o sistema mais robusto para lidar com o aumento de demanda por água tratada”, afirma.

Apesar da reforma, o abastecimento dos bairros atendidos não deve ser afetado. Isso porque o Samae já havia ampliado a capacidade de reservação na mesma região com a construção do reservatório R1-B, no bairro Fortaleza, que comporta até 3 milhões de litros de água tratada.

Caso haja algum problema, os consumidores podem entrar em contato pelos canais oficiais da autarquia: o número 115 ou o WhatsApp do setor de Manutenção, pelo telefone (47) 99997-1621.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky