quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioEventosRepública Tcheca instala Consulado Honorário em Blumenau

República Tcheca instala Consulado Honorário em Blumenau

Jirí Havlík, embaixador da República Tcheca no Brasil

O Embaixador da República Tcheca no Brasil, Sr. Jirí Havlík chegou ao Estado de Santa Catarina para sua primeira visita oficial de três dias. Nesta segunda-feira (7), ele foi recebido às 10h no Centro Administrativo com honras militares, pelo governador Raimundo Colombo, em Florianópolis.

Na agenda estava prevista a assinatura de um acordo entre a República Tcheca e a Federação do Comércio de Santa Catarina, na sede da entidade às 11h30min. Isso formaliza uma parceria nos âmbitos culturais, educacionais e de incentivo às exportações de empresas brasileiras para Europa.

A República Tcheca tem interesse também de fomentar o acordo com o CNPq no Programa Ciências Sem Fronteiras, buscando jovens brasileiros para estudar naquele país.

Em Blumenau ele chega às 11h desta terça-feira (8), quando a comitiva tcheca será recebida no gabinete do prefeito Napoleão Bernardes, onde inicia a visita oficial no município. O principal compromisso do diplomata será na solenidade de instalação do Consulado Honorário da República Tcheca. Na oportunidade ele dará posse ao Cônsul Honorário Rafael Thales de Freitas. A solenidade, para convidados, acontece no Tabajara Tênis Clube, a partir das 19h30min. Autoridades tchecas, representantes de Consulados de outros estados, diplomatas e agentes do corpo consular catarinense estão entre os convidados.

Este é o quinto consulado instalado em Blumenau. A proximidade de muitos descendentes tchecos na região do Vale e no Planalto Norte, consideraram estratégica a escolha do município para ser a sede do consulado em Santa Catarina.

Hoje estimativas dão conta de que pelo menos 10% da população tcheca que vive no Brasil esteja concentrada em Santa Catarina. Entre as ações, Rafael Thales de Freitas deverá estreitar os laços comerciais e fortalecer questões na área da pesquisa, ensino, turismo e cultura erudita.

A capital da República Tcheca, Praga, é a quinta cidade mais visitada de toda a Europa. Em Blumenau o consultado honorário funcionará na Rua Das Missões, 621, bairro Ponta Aguda.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS