Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Religiosos abençoam suas comunidades percorrendo as regiões de camionete no Vale do Itajaí

 

 

 

Padre Marcos Kempski em Apiúna (SC), no Alto Vale do Itajaí | Foto: Isoldi Habitzreuter

 

Por Claus Jensen e Marlise Cardoso Jensen

A Semana Santa começa neste Domingo de Ramos, porque celebra a entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumento, um símbolo da humildade do Filho de Deus. Na cena bíblica ele é aclamado pela população com ramos de árvores. Em 2020, com as medidas que restringem a aglomeração de pessoas, os fiéis celebraram a data de uma forma diferente.

Como os fiéis não puderam participar fisicamente da missa deste domingo (5/04/20), algumas paróquias realizaram a celebração online e tomaram a iniciativa do padre passar de carro por algumas ruas. Foi o caso do Pároco Padre Rogério Rodrigues da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na comunidade do bairro Belchior Alto, em Gaspar (SC).

 

Pároco Padre Rogério Rodrigues, passando pela comunidade católica no bairro Belchior Baixo, em Gaspar (SC) | Foto: Salésio Cardoso [OBlumenauense]

Depois da missa transmitida pela internet, que aconteceu por volta das 8h, o Padre Rogério percorreu no compartimento de carga de uma camionete, as comunidades Santa Ana, São José, Santa Catarina, Bom Jesus, na região do Belchior (Baixo, Central e Alto). As pessoas ficaram esperando no portão de casa, e durante a passagem, o religioso abençoava os moradores, muitos deles segurando seus ramos nas mãos.

 

Pároco Padre Rogério Rodrigues, da comunidade católica no bairro Belchior Alto, em Gaspar (SC) | Foto: Ivone Oechsler

 

Este ano muitas famílias também prenderam ramos em portões, janelas ou nas portas de suas residências. Em outros anos, essa benção era recebida em celebrações nas igrejas.

Na Igreja Matriz de Blumenau, o padre Marcelo Marthendal também celebrou a missa online com os bancos vazios. Mas não recebemos nenhuma imagem de padres passando por comunidades, o que provavelmente aconteceu em algum bairro.

 

Ramos com as fotos das famílias marcava a presença da comunidade na Paróquia São Vicente de Paulo, em Luiz Alves

 

Em Luiz Alves, moradores levaram os ramos com fotos de sua família durante a semana, colocando-os lado a lado nos 800 lugares dos bancos na Paróquia São Vicente De Paulo. A celebração também foi transmitida online por volta das 9h. Muitas pessoas da cidade com população estimada em 12.860 (IBGE/2019) moradores, também penduraram as folhas de palmeiras na frente das portas das casas e muros.

 

Paróquia São Vicente de Paulo, em Luiz Alves

 

Neste momento de pandemia da Covid-19, precisamos de muita fé para que o máximo de pessoas continuem saudáveis. O isolamento social foi importante para evitar o contágio de muitas pessoas que estão no grupo de risco.

 

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top