quinta-feira, 9 dezembro 2021
InícioEleiçõesRegistros da comemoração da vitória em que Bolsonaro conseguiu 83% dos votos...

Registros da comemoração da vitória em que Bolsonaro conseguiu 83% dos votos válidos em Blumenau

 

 

Por Claus Jensen, com fotos de Luiz Carlos Zimmermann e Thiago Luiz Zimmermann

Poucas vezes um candidato conseguiu um número tão expressivo em uma eleição como Jair Messias Bolsonaro, na cidade de Blumenau. Alguns optaram pelo seu nome, simplesmente para evitar a continuidade do mesmo partido no poder desde 2002, enquanto os outros por serem de direita mesmo.

Parte desses 83% de eleitores (162,6 mil) blumenauenses saíram de carro em direção ao Centro, buzinando e tocando hino nacional em seus equipamentos de som. Parecia final de Copa do Mundo. O candidato, agora governador, Carlos Moisés da Silva, com seus 77% de preferência também conseguiu um excelente resultado.

Mesmo para uma cidade que já esteve sob administração petista, Fernando Haddad não conseguiu passar dos 16%. O candidato a governador Gelson Merísio (PSD) amargou com 22,5% das urnas válidas em Blumenau.

O que se viu no Centro foram famílias, jovens, casais, pessoas de meia e da terceira idade, caminhando e comemorando. Pais levaram suas crianças e adolescentes para vivenciar esse momento cívico da eleição de um presidente da república. Uma cena que chamou a atenção, foi um carro que carregava um caixão vermelho de papelão, com a inscrição “PT”, referente ao partido derrotado na eleição. Em determinado momento, as pessoas pisotearam, em sinal de protesto.

Entre às 8h e 17h deste domingo (28/10/18), não foi registrado nenhum crime eleitoral. Mesmo na manifestação, nenhum abuso ou que necessitasse de intervenção policial. Aliás a Polícia Militar procurou dar todo apoio e um dos veículos carregava uma bandeira brasileira.

O tenente Nícolas Vasconcelos Marques foi designado para cuidar do policiamento no dia: “Durante todo o processo eleitoral desse segundo turno em Blumenau, a Polícia Militar se fez presente por meio de policiamento fixo e rondas nas seções de votação. Não recebemos ao longo de todo o dia, nenhum registro de crime ou alteração prejudicial aos trabalhos eleitorais” comentou.

Quando um grupo de viaturas passou ao lado da prefeitura, eles foram aplaudidos e receberam palavras de incentivo. Uma prova da excelente relação que o comando do  10º Batalhão da PM conseguiu promover, graças ao seu efetivo, como sempre gosta de lembrar o tenente-coronel Jefferson Schmidt.

Nosso colaborador Luiz Carlos Zimmermann registrou vários momentos, com apoio do filho Thiago Luiz Zimmermann.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS