quarta-feira, 27 outubro 2021
InícioClimaRegião do Garcia é a com maior probabilidade de deslizamentos

Região do Garcia é a com maior probabilidade de deslizamentos

Deslizamento na Rua Taubaté, bairro Garcia, registrado no sábado (27) | Foto: Wellington Civiero Ferreira (NW Blumenau)

 

Nas últimas horas desta terça-feira (30/5/17), a Defesa Civil de Blumenau atendeu três ocorrências de baixa gravidade. Foi uma queda de muro e duas avaliações preventivas de risco.

Moradores que vivem em áreas de risco ou próximas a encostas estão sendo alertados sobre a possibilidade de novos deslizamentos, já que há saturação de terra em decorrência das chuvas. A região do Garcia, segundo o AlertaBlu, é a que tem maior probabilidade de escorregamento. Isso não significa que nas outras regiões não há risco, até porque não é previsto em que local da cidade haverá maior incidência de chuva.

Desde sexta-feira (26), o órgão municipal registrou 51 casos, entre os quais deslizamentos de terra, obstruções de vias e quedas de árvores. Até o momento, não há feridos, desalojados ou desabrigados.

Por enquanto, nas últimas 12 horas, a partir da medição das 9h45min, as estações do AlertaBlu que mais registraram volume de chuvas, foram as da Vila Itoupava (13,4mm); Nova Esperança e Fidélis (12,4mm); Coripós e Tatutiba (11mm), além do Jordão (10,8mm).  Às 9 horas, o rio Itajaí Açú estava com 4,18 metros de altura, 20 cm a menos desde a meia noite. A baixa é graças às barragens de Taió e Ituporanga que estão retendo água, já que está chovendo em todo Estado. A barragem de José Boiteux não está em funcionamento por causa da ocupação de indígenas, e é a maior delas.

Para as próximas horas, todas as previsões apontam para um grande volume de chuva, principalmente no período da noite e dia de quarta-feira (31). Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, são esperadas chuvas com média entre 60 a 80 mm com pontuais maiores, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

Em caso de ocorrências, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. A previsão do tempo, as condições de ruas e o nível do rio podem ser conferidos no site http://alertablu.cob.sc.gov.br.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS