domingo, 9 maio 2021
Início Geral Rede maregráfica da Epagri passa a contar com dados de maré de...

Rede maregráfica da Epagri passa a contar com dados de maré de Itajaí

 

 

 

Sensor do tipo radar instalado pela Univali para monitorar as marés em Itajaí | Foto: Divulgação (Epagri)

 

A rede maregráfica da Epagri passou a contar em julho de 2020, com dados de maré de Itajaí, um dos mais importantes polos da navegação comercial e esportiva de Santa Catarina e do Brasil. A partir dessa unidade, os valores horários das marés astronômica (previsão) e observada (medida) para a boca da barra do rio Itajaí podem ser acessadas em tempo real por todos os interessados na página Litoral on-line.  Já no endereço Maregrama, o interessado obtém dados de maré com um detalhamento ainda maior, coletados em intervalos de 15 minutos.

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram Matias Boll, a disponibilização desses dados não foi uma ação isolada. “Isso ocorreu a partir da cooperação da Univali, do Cabeçudas Iate Clube  e da Epagri,  com o fundamental apoio financeiro da Superintendência do Porto de Itajaí, a maior usuária e interessada nos dados de maré no local”.

Litoral on-line

A página Litoral on-line foi desenvolvido pela Epagri em 2016, atendendo a uma demanda dos Portos de São Francisco do Sul e Imbituba e reúne em um único portal um grande número informações meteorológicas e das condições do mar para Santa Catarina. Com a estação de Itajaí, agora são 12 estações com dados de maré, seis pontos com dados da temperatura do mar, seis estações meteorológicas completas (vento, precipitação, temperatura do ar, pressão atmosférica) e um correntômetro instalado na baía de Babitongo. O sistema disponibiliza gratuitamente informações de clima e mar a todos os interessados.

Fonte: Governo de SC

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS