sábado, 22 janeiro 2022
InícioClimaQuinta de sol, com variação de nuvens e previsão de temperatura máxima...

Quinta de sol, com variação de nuvens e previsão de temperatura máxima de 26°C

Foto: Soni Robinson Witte | OBlumenauense

 

O ar seco ganha força sobre o Vale do Itajaí, garantindo um dia com tempo firme, predomínio de sol e variação de nebulosidade em Blumenau nesta quinta-feira (5/07/18). Apesar da sensação de frio no inicio da manhã, gradualmente a temperatura se eleva e a tarde fica agradável, com máxima que varia entre 24 e 26°C. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste no fim do dia.

Neste momento (9h03min), a temperatura é de 15°C; e a mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 7h, quando fez 12,5°C. O rio Itajaí está com 83 cm e a umidade relativa do ar em 94,4%.

Santa Catarina – Muitas nuvens no Planalto e Litoral Sul, ainda com chance de chuva fraca e isolada, especialmente nas áreas de divisa com o RS, melhorando no decorrer do dia. Nas demais regiões, a nebulosidade diminui durante o dia e o sol aparece principalmente à tarde e na parte norte do Estado. Temperatura em elevação, principalmente no oeste. Vento nordeste no interior e de sudeste no litoral, fraco a moderado. Um jato subtropical influencia o sul. Massa de ar frio (alta pressão com centro ao sul do Uruguai) deslocando-se em direção ao mar.

 

Sexta-feira (6)

Blumenau – O tempo volta a ficar instável, devido à circulação marítima e um cavado (área alongada de baixa pressão) em baixos níveis da atmosfera. No decorrer do dia o céu fica nublado e períodos de melhoria se alternam com chuva fraca e bem isolada. O frio do inicio da manhã perde intensidade e a mínima oscila entre 16 e 18°C. Porém, por conta da maior cobertura de nuvens, a temperatura não se eleva tanto quanto no dia anterior e a máxima fica entre 19 e 21°C. Ventos fracos soprando preferencialmente de quadrante leste.

Santa Catarina – Sol com muitas nuvens. Maior presença de nuvens no Litoral e Vale do Itajaí. Temperatura mais elevada principalmente no oeste. Vento nordeste no interior e de sudeste a leste no litoral, fraco a moderado. Massa de ar frio afasta-se de SC. Baixa pressão no Paraguai com cavado estendendo-se para o Rio Grande do Sul.

 

Sábado (7)

Blumenau – A circulação marítima perde intensidade sobre o Vale do Itajaí. A madrugada e inicio da manhã ainda será de céu nublado e condição para chuvisco isolado. Mas ao longo do dia, a nebulosidade vai diminuindo e o sol aparece, principalmente à tarde. No inicio da manhã a mínima varia entre 16 e 18°C e à tarde a máxima fica entre 22 e 24°C. Ventos fracos a moderados de direção variável.

Santa Catarina – Muitas nuvens e sol no Estado. No sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, chance de chuva fraca e isolada no início do dia. Temperatura elevada, com influência de um cavado (baixa pressão), com vento nordeste a noroeste, fraco a moderado, com rajadas.

 

Domingo (8)

Blumenau – Entre a manhã e a tarde o tempo fica firme, com predomínio de sol e variação de nebulosidade. Contudo, no fim do dia, a aproximação de uma nova frente fria provoca aumento da nebulosidade e traz condição para chuva isolada. Mínima entre 16 e 18°C e máxima entre 25 e 27°C.

Santa Catarina – Aumento de nuvens em todas as regiões, com pancadas de chuva entre a tarde e noite do oeste ao sul de SC, devido à baixa pressão nessas regiões. Temperatura elevada, principalmente no norte do Estado, declinando a partir da tarde no oeste, onde a mínima deverá ocorrer à noite, pelo avanço de uma massa de ar polar para o sul do Brasil. Vento noroeste, passando a sudoeste, moderado com intensas rajadas, devido a um ciclone intensificando-se na costa.

 

Segunda-feira (9)

Blumenau – Passagem da frente fria associada a um cavado no continente deixa o tempo instável, com céu nublado e condição para chuva a qualquer momento. Por conta do tempo fechado e dos ventos que passam a soprar de quadrante sul, a temperatura fica em declínio, com máxima entre 15 e 17°C e mínima entre 11 e 13°C à noite.

Santa Catarina – Do oeste ao sul, encoberto com chuva fraca e isolada. Nas demais regiões, encoberto com a nebulosidade diminuindo a partir da tarde. Temperatura em acentuado declínio, devido ao avanço da massa de ar polar para o Estado, com centro no Uruguai. Vento sul, moderado, com intensas rajadas, devido ao ciclone na costa.

 

Tendência para SC, entre 10 a 19 de julho de 2018

No início do período, a massa de ar polar deixa as temperaturas muito baixas. No dia 10 de julho, a combinação do frio com elevados índices de umidade do ar favorece uma chance de neve na serra catarinense. Em torno dos dias 13 e 15, outra frente fria passa pelo Estado causando chuva.

 

Fontes: Alerta Blu e Epagri-Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS