terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Que frutos serão esses?

Que frutos serão esses?

Árvore Mausoléu 02

Árvore Mausoléu 01

Quem passar debaixo da grande árvore em frente ao Mausoléu do Dr. Blumenau, ao lado da Fundação de Cultura, vai perceber que ela está cheia de frutos do tamanho de um abacate.

Árvore Mausoléu 03

O nome científico dessa árvore é dillenia indica, originária da Ásia Tropical, mais especificamente da Índia. Também conhecida como flor-de-abril, árvore-do-dinheiro ou como maçã-de-elefante (elephant apple). O nome árvore-do-dinheiro vem do hábito antigo dos comerciantes colocarem moedas em baixo das escamas de seus frutos, ao invés de deixarem expostas no balcão ou sobre a mesa. Árvore que provavelmente foi trazida ao Brasil a pedido de D. João VI, se aclimatou muito bem em nosso território, sendo empregada como árvore ornamental.

A sua ação terapêutica ainda está sendo estudada, mas alguns dados já são conhecidos. Popularmente é preparado uma tintura de seus frutos maduros para dores musculares e articulares. As pessoas idosas costumam aplicar externamente em várias aplicações diárias. Conheça mais sobre ela no site Oficina de Ervas, de onde tirei essas informações.

Agradecimento à Historiadora Ana Maria Moraes pela ajuda na busca desses dados

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS