quinta-feira, 23 setembro 2021
InícioGeralQuatro residências em Blumenau foram atingidas por deslizamentos no sábado

Quatro residências em Blumenau foram atingidas por deslizamentos no sábado

deslizamento-casa
Foto: Eraldo Schnaider

Um total de quatro residências em Blumenau foram atingidas por deslizamentos. Duas delas parcialmente, no bairro Velha Grande e no Badenfurt, e duas no bairro Da Glória, com as casas invadidas pelo barro. Além destes quatros casos, a Defesa Civil atendeu mais 25 ocorrências de deslizamento em vias públicas, mas sem feridos.

Às 13h deste domingo, dia 8, o nível do Rio Itajaí-Açu atingiu 7 metros e 55 milímetros e a previsão do CEOPS é que o nível das águas chegue aos 8 metros de altura às 17h. A Defesa Civil avisa também que há previsão de uma pancada de chuva para hoje, entre as 15h e às 21h. De acordo com o Alertablu, em Blumenau, nas últimas 24 horas choveu um volume de 85 milímetros de água.

Dos 60 existentes no município, a Defesa Civil ativou o abrigo Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na rua Cidade do Salvador, 89, no bairro Itoupava Norte. Isso porque as ruas São Rafael, Martha Cordeiro e 1º de Janeiro são atingidas pelas águas com 7 metros e 40 milímetros, 7 metros e sessentas milímetros e 7 metros e 65 milímetros, respectivamente. Mesmo assim, cerca de oito pessoas saíram de suas residências se abrigando junto a familiares. Até agora, nenhum pessoa foi para o abrigo ou permanece no local.

Deslizamentos
Segundo a Defesa Civil, trata-se de uma enchente atípica porque a chuva intensa se localiza na região Norte do Estado, junto aos municípios de Rio do Cedro, José Boiteux, Presidente Getúlio e Ibirama. “Nosso foco neste momento são os deslizamentos. A situação é controlada no município”, diz o diretor de Defesa Civil, Adriano Cunha.

via PMB | Texto: Joni César

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS