segunda-feira, 10 maio 2021
Início Geral Quatro estudantes de Brusque representarão SC na fase nacional da Olimpíada Brasileira...

Quatro estudantes de Brusque representarão SC na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Robotica-SESI-estudantes_Brusque_d_15-8-16

 

Quatro estudantes do SESI de Brusque, entidade da FIESC, representarão o Estado na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Eles garantiram a vaga ao conquistar o primeiro lugar na etapa estadual da competição, realizada no sábado (13), em Blumenau. Outras duas equipes do SESI, de Criciúma e de Joinville, também participaram da olimpíada que reuniu cerca de 150 estudantes. O evento, que tem apoio do CNPq, visa a estimular as carreiras científico-tecnológicas e promover debates e atualizações sobre o tema.

O cenário da competição simula um ambiente de desastre em mundo real onde o resgate de vítimas precisa ser feito por robôs, que precisam ser completamente autônomos para cumprir a missão. Eles devem seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios. O robô terá que ser ágil para superar terreno hostil (redutores de velocidade) sem ficar preso; atravessar terrenos desconhecidos (gaps na linha) onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros (obstáculos) e subir montanhas (rampa) para conseguir salvar a vítima, transportando-a para uma área segura onde os humanos podem assumir os cuidados do resgatado.

Ainda este ano, estudantes do SESI de Brusque também competiram no torneio internacional First Lego League, realizado nos Estados Unidos de 28 a 30 de abril. Eles encerraram a participação na disputa entre os 20 melhores do mundo.

A etapa nacional da Olimpíada será disputada de 9 a 12 de outubro, em Recife (PE), e reunirá mais de 111 mi participantes.

Por Elida Hack Ruivo

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS