Quase na Rússia

selecao2_16-11-2016
Renato Augusto e Gabriel Jesus comemoram o segundo gol brasileiro – Foto:Pedro Martins

 

Texto: Julio Pollhein 

Jogando em casa – Estádio Nacional, em Lima, o Peru começou o jogo (0h15 de Brasília) assustando o Brasil – dez minutos de pressão.  Em noite não muito inspirada e bem marcado, Neymar não conseguiu fazer boas jogadas. Gabriel Jesus e Philippe Coutinho sobressaíram no ataque, com ótimo entrosamento. No entanto, o rendimento da seleção foi abaixo do esperado, sendo neutralizado pela equipe peruana.

No inicio do segundo tempo, um susto depois da falha da defesa brasileira. Mas Guerreiro não soube aproveitar. Foi novamente uma questão de tempo. Tite mudou o posicionamento entre Paulino e Renato Augusto. As jogadas começaram a fluir. Neymar acertou o travessão. Mas a noite era mesmo de Gabriel Jesus. Aos 12 minutos, o gol veio! Jesus aproveitou a bola que sobrou na disputa entre Philippe Coutinho e um peruano para abrir o placar. Quando faltavam menos de 15 minutos para o final, o meia palmeirense resolveu infernizar novamente a defesa peruana – depois de bela jogada só bastou rolar para Renato Augusto fechar os números finais da partida.

Liderança

A vitória sobre o Peru colocou a seleção brasileira na liderança, com 27 pontos, bastando apenas um empate para garantir classificação à Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. O trinfo foi comemorado pela comissão técnica. Em seis jogos no comando de Tite, a seleção conseguiu seis vitórias. A façanha não acontecia desde 1970, em edição de eliminatórias. O próximo jogo do Brasil será em março de 2017 no Uruguai. Gabriel Jesus e Phillippe Coutinho terminam o ano como os goleadores da equipe brasileira com cinco gols cada, seguidos por Neymar que marcou quatro vezes.

Ficha técnica

Peru: Gallese, Corzo (Advíncula – 32’/2ºT), Christian Ramos, Alberto Rodríguez e Nilson Loyola; Yotún, Pedro Aquino, Carrillo (Ruidiaz – 16’/2ºT), Andy Polo (Sánchez – 29’/2ºT) e Cueva; Guerrero  – Técnico: Ricardo Gareca

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Fernandinho, Paulinho e Renato Augusto; Philippe Coutinho (Douglas Costa – 40’/2ºT), Neymar e Gabriel Jesus (Willian – 36’/2ºT

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Cristian de la Cruz (COL) e John Alexander León (COL)
Cartões amarelos: Nilson Loyola e Cueva (PER); Renato Augusto (BRA)