Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Quase 200 pessoas já doaram sangue na campanha SME Joga Junto, em Blumenau

 

 

 

 

No dia 20 de março, a Secretaria Municipal do Esporte (SME) deu inicio a campanha SME Joga Junto para incentivar a doação de sangue voluntária, por parte de atletas das mais variadas modalidades esportivas de Blumenau. Até agora, 182 pessoas já doaram na ação que segue sem data para encerrar.

Aproximadamente 728 pessoas poderão ser beneficiadas, com os 81 litros de sangue doados até agora – uma vez que, cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A campanha visa aproveitar o perfil saudável dos atletas das mais de 47 modalidades esportivas, que continuam no período de quarentena por conta do Coronavírus. O objetivo da SME é colaborar com a sociedade como forma de agradecer todo apoio dado ao esporte e dar continuidade as doações durante o ano todo.

Atletas e pessoas envolvidas com modalidades como futsal, natação, tênis, voleibol, futebol feminino, atletismo, judô, ciclismo, bolão, remo, ginástica e handebol já doaram sangue. Além deles, o secretário da SME César Paulista e o diretor de Alto Rendimento Sérgio Luis Vicente também se uniram a ação solidária. Os interessados em participar da campanha SME Joga Junto estão sendo orientandos a entrarem em contato com o Hemosc para agendar a coleta.

As atividades esportivas e competições envolvendo a SME continuam suspensas, atendendo as determinações do Governo Estadual e da Prefeitura de Blumenau por conta da pandemia do Coronavírus. Alguns atletas estão realizando treinamento individualizado em casa, sob supervisão de cada modalidade.

A doação

Segundo o Hemosc, a doação consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, por meio de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a saúde.

O que é necessário para fazer a doação:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
  • Em tempos de Coronavírus a seleção de candidatos à doação de sangue fica ainda mais criteriosa.
  • Saiba quem não pode doar:
  • Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 – inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
  • Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial – inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 – inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 – inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.

Fonte: Prefeitura de Blumenau

Posts relacionados

Top