sábado, 4 dezembro 2021
InícioEventosQuarta-feira (3/07) começa o Festival Gastronômico de Pomerode (SC) cheio de delícias...

Quarta-feira (3/07) começa o Festival Gastronômico de Pomerode (SC) cheio de delícias da gastronomia alemã

 

 

 

Fotos: Marlise Cardoso Jensen (evento) e Fernanda Rosa (pratos)

Na quarta-feira (3/7/19) começa o Festival Gastronômico de Pomerode (SC) que segue até o dia 21 de julho. O lançamento para a imprensa aconteceu no Restaurante Wunderwald na semana passada e deu uma ideia do que os visitantes irão encontrar no Centro de Eventos da cidade. Os representantes de cada veículo receberam uma pequena porção para poder saborear todos eles.

Também foi possível conhecer o lançamento da Schornstein, que incluirá um rótulo com adição de café, em uma edição especial e com lote limitado. A receita foi criada em parceria com Douglas Merlo, Sommelier renomado no país. No estilo Robust Porter, a cerveja terá adição da espécie Catuaí Vermelho, da Fazenda Vale do Sol, localizada na Alta Mogiana Mineira – uma das principais regiões produtoras de café. O grão recebeu uma torra especial para a bebida.

 

 

Em 2019, os 12 restaurantes participantes foram desafiados a trazer novidades gastronômicas de difernentes regiões da Alemanha. Foram seis meses de pesquisa que trazem clássicos como carne de porco com batatas até itens inusitados mesmo para quem é da região, como sardinha com molho à base de bacon. “Os chefs dos espaços gastronômicos passaram por workshops e oficinas para se aprofundarem no tema. A partir disso, foram criados preparos bem diferentes, com uma riqueza de sabor sem igual. Temos certeza que o público vai se surpreender”, afirma Eliana Czaschke, uma das organizadoras do evento.

Uma das novidades dessa 15ª edição será o menu de drinks, especialmente desenvolvidos para o evento, também inspirados na gastronomia germânica. Uma das bebidas por exemplo, é baseada no Apfelstrudel, aquela sobremesa típica alemã que leva maçã e especiarias. Além disso, duas cervejarias e uma carta de vinhos especial estarão disponíveis para o público.

 

 

O Festival Gastronômico de Pomerode (SC) funcionará de segunda a sábado, a partir das 18h e aos domingos das 10h às 15h. Os ingressos terão valor de R$ 10,00 e, de segunda a quarta, os moradores da cidade não pagam. O espaço será climatizado e os visitantes contarão até com aquecedores e mantas.

Quem quiser aprender mais sobre o universo das comidas, pode participar de um dos workshops com especialistas em áreas de gastronomia no espaço Cozinha Mueller. Os assuntos variam de culinária regional a temas contemporâneos e, entre os convidados, estão chefs que atuam no Vale Europeu e cozinheiros renomados. As aulas-show acontecem todas as noites e não é necessário se inscrever antes.

Uma das sete chefs confirmadas é Michele Crispim, que participará no dia 4 de julho, às 19h45min. Ela é uma das sete chefs regionais se apresentarão no espaço durante a primeira semana do evento. Chef Michele trará uma receita de Bratapfel, que leva maçã recheada com frutas secas e castanhas, chantilly e canela.

Confira a agenda completa dessa primeira semana e em seguida alguns dos pratos apresentados para a imprensa.

Quarta-feira (3):

  • 19h – O Fazzenda Park Hotel trará Geovane da Fonseca Oliveira, que abordará o tema Arte com Frutas e Legumes;
  • 20h – Cris Luchtenberg apresentará uma receita de risoto funcional de camarão. Formada e gastronomia pelo SENAC Blumenau, ela pesquisa e estuda sobre culinária saudável orgânica;

Quinta-feira (4):

  • 19h45min – Michele Crispim, vencedora do Masterchef Brasil 4, com a receita de Bratapfel;

Sexta-feira (5):

  • 19h45min – A Barachetta Carnes Nobres trará Gean Carlos Alves, também conhecido como Gean Paiaka. Com o tema Carne, faca e fogo!, ele falará sobre alguns preparos de carnes e cortes bovinos;

Sábado (6):

  • 19h45min – Larissa Guerra, chef da Cozinha Catarina e sommelière, falará sobre harmonizações de cervejas e sobremesas;

Domingo (7):

  • 12h – A Mueller trará o chef Denis Moreira para uma receita especial de risoto de linguiça e rúcula;
  • 14h – Manu Rosa ensinará o passo a passo de um cupcake de strudel, a convite da Mueller.

 

Confira mais fotos do lançamento:

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS