Muitas pessoas convivem com sintomas como estufamento, gases, arrotos frequentes, azia ou refluxo como se fossem “normais” do dia a dia. Tomam um antiácido, e medicamentos como os “prazóis” aliviam por algumas horas… mas depois a dor volta.
O corpo não fala, ele dá sinais. E, quando esses sintomas se repetem, ele está dizendo: há algo errado.
Quando o intestino sofre, o corpo inteiro sente
Você sabia que mais de 70% da nossa imunidade está no intestino? Ou que ele se comunica com o cérebro o tempo todo?
Que é nele que acontece a absorção da maioria das vitaminas — e que você pode estar desnutrido se ele estiver com problemas? Por isso, quando ele está inflamado ou desequilibrado, os sintomas vão muito além da barriga:
- Cansaço constante
- Dores de cabeça
- Irritabilidade e ansiedade
- Queda de cabelo
- Baixa absorção de vitaminas
- Problemas hormonais
- Ganho de peso que parece “sem explicação”
OS SINAIS QUE VOCÊ NÃO DEVE IGNORAR
Esses são os sintomas que não são normais — só se tornaram frequentes:
- Gases em excesso ou arrotos depois de comer
- Sensação de estufamento mesmo com pouca comida
- Dores abdominais, cólicas ou pontadas
- Refluxo e queimação frequente
- Alterações no ritmo intestinal (diarreia ou prisão de ventre)
- Fezes ressecadas, malformadas ou com odor muito forte
- Fezes amolecidas ou até líquidas frequentemente
- Azia constante
Esses sinais indicam um desequilíbrio intestinal, que pode ser agravado por má alimentação, estresse, uso excessivo de medicamentos, sono ruim e sedentarismo.
A SOLUÇÃO NÃO ESTÁ NO REMÉDIO — ESTÁ NO SEU PRATO
O caminho mais comum é buscar o alívio rápido com remédios. Mas isso só tampa os sintomas — não resolve a causa e pode ainda piorar o quadro ao longo do tempo se não for tratado.
Com uma alimentação estratégica, é possível reverter muitos desses sintomas naturalmente.
Alguns passos importantes:
✅ Reduzir o consumo de ultraprocessados e açúcar
✅ Incluir alimentos anti-inflamatórios e ricos em fibras
✅ Estabelecer horários para as refeições para não ficar muitas horas sem comer
✅ Fortalecer a microbiota intestinal com probióticos e prebióticos
✅ Evitar excessos que irritam o trato digestivo (como refrigerante, álcool e frituras)
CONCLUSÃO:
Se você convive com sintomas digestivos, seu corpo está pedindo socorro. Não ignore. Não se acostume. Isso é comum, mas não é normal! Resolver isso não é luxo — é saúde e qualidade de vida. E o melhor: se alimentando bem, do jeito certo, para você.
Para saber se esses sintomas têm relação com o seu intestino, você pode agendar uma Consulta de Diagnóstico gratuita. Como nutricionista, podemos investigar juntos para identificar um caminho que ajude a resolver o seu problema.
* Bianca Jensen é nutricionista (CRN-10/9605) formada pela FURB, focada em emagrecimento e comportamento humano. Busca auxiliar seus pacientes de forma que olhem para a sua alimentação com consciência para que haja uma efetiva mudança de hábitos. Você pode conhecer o trabalho pelo Instagram e entrar em contato através do WhatsApp.






