terça-feira, 27 julho 2021
InícioArtigoColunaQuais conteúdos de Língua Portuguesa são mais exigidos em concursos públicos?

Quais conteúdos de Língua Portuguesa são mais exigidos em concursos públicos?

 

 

 

 

Por Tatiana Aparecida Alegre

A maioria dos editais de concursos públicos estipula, na ementa, praticamente, todos os conteúdos gramaticais. Essa prática, muitas vezes, assusta o candidato. Por isso, a dica de hoje é fundamental para o direcionamento de seus estudos na disciplina de Português.

Os conteúdos “queridinhos” das bancas, em geral, são Crase, Acentuação, Pontuação, Concordâncias Verbal e Nominal, ideias expressas pelas conjunções (conectivos) e Colocação Pronominal. No entanto, devo deixar bem claro que isso não significa que outros conteúdos, como as Regências Verbal e Nominal, Tempos verbais, Ortografia, entre outros, não serão cobrados.

O estudo da crase está totalmente relacionado ao das regências. Porém, as maioria das bancas privilegia os casos que ela NÃO é aceita. No caso da Acentuação, a regra máxima é “Todas as proparoxítonas (antepenúltima sílaba) são acentuadas obrigatoriamente”. A dica essencial, para o alívio dos concurseiros, é que, nesse conteúdo, as bancas detém-se mais na classificação da sílaba tônica (oxítona, paroxítona e proparoxítona) e, claro, a regra dos Hiatos (ú e í), mas sem grande aprofundamento em regras específicas de cada classe. Por conseguinte, não podemos deixar de dar uma olhadinha nas regras do Novo Acordo Ortográfico, já que, por exemplo, “herói” tem acento, mas “heroico” não.

Por fim, na Pontuação, vale, como regra principal, nunca separar o verbo de seu sujeito. Uma forma fácil de entender as regras de pontuação é focar-se no que é essencial na frase (Termos Essenciais da Oração), uma vez que tudo que for informação a mais deve ser separado por vírgula (início da oração) ou entre vírgulas – quando a informação estiver no meio do período. Algo muito cobrado, pelas bancas, e que eu usei na frase anterior, é a substituição da(s) vírgula(s) por travessões ou parênteses, sendo isso, sim, aceito pelas regras.

Próxima quarta, explico melhor sobre o “fantasma” da Concordância e os outros conteúdos já citados. Portanto, não deixe para estudar de última hora. E, querendo ter mais contato com o universo dos concursos, adicione-me no Facebook ou entre em contato através do WhatsApp (47) 98860-9785.

Até a próxima, pessoal, bons estudos!

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS